Conectado por

Rondônia

Rondônia trabalha para a realização dos Jogos Aberto da Comunidade Indígena


Compartilhe:

Publicado por

em

Como forma de inclusão social e democratização de acesso ao esporte, a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) inicia o planejamento do torneio que irá movimentar todas as comunidades indígenas do Estado, os Jogos Aberto da Comunidade Indígena (Jaci), criado por meio da Lei 4.346 de agosto de 2018.

P U B L I C I D A D E

Em Rondônia, O Jaci tem a finalidade de fomentar a cultura de paz e incentivar, valorizar e fortalecer a prática dos esportes tradicionais nas comunidades indígenas. “Sempre que pensamos em um tipo de competição desportiva, pensamos em Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, e até nas Olimpíadas de Inverno, competição que tem pouca participação do Brasil. Dificilmente imaginamos os jogos para os povos indígenas. Rondônia quer mudar essa realidade e incentivar a valorização da cultura raiz”, pontuou o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira.

Os jogos devem acontecer até o mês de novembro

Ainda segundo Jobson Bandeira, os jogos  irão promover a identidade das culturas de suas origens e isso fomentará a cidadania indígena. “As etnias devem ganhar destaque espontâneo, esse trabalho faremos juntos para que seja um grande evento esportivo e referência na Região Norte”.

Os jogos devem acontecer até o mês de novembro e terá a participação de todas as etnias e, também, será feita uma articulação com as aldeias próximas, de estados vizinhos, para participarem da competição.

A iniciativa é articulada entre várias secretarias do governo estadual e instituição que possuem ações diretas com a comunidade indígena como a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Departamento de Saúde Indígena (Dsai).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br