Conectado por
Governo de Rondônia

Featured

Rondônia é o primeiro Estado a receber informações sobre a operação do sistema de gestão de riscos do governo federal

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Um aplicativo criado pelo Ministério do Planejamento denominado Ágatha, voltado à gestão de riscos principalmente na administração pública, teve suas funcionalidades apresentadas nesta sexta-feira (8) pelos assessores de Controle Interno do órgão, Rodrigo Fontenelle e Ilana Pinheiro, ao superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Carlos Terceiro e sua equipe.

O superintendente explicou que o governador de Rondônia, Daniel Pereira, conheceu o sistema durante uma reunião e pediu para a representação do Estado na capital aprofundar o conhecimento no assunto. “Queremos disseminar primeiramente como os servidores da administração pública trabalharão a gestão de riscos no Estado. Em seguida, será implementado este sistema gratuito, compartilhado pelo ministério, para ser utilizado em Rondônia”, disse.

Este encontro complementou a reunião realizada em maio onde o foco foi a gestão de riscos na gestão pública que deve ser implementada independente de um programa de computador. Ilana exemplificou os tipos mais comuns de processos nos quais a administração pública se depara. “Ao definir as principais ações públicas que podem conter riscos de não execução, as equipes técnicas enumeram possíveis entraves que podem inviabilizar o objetivo maior da administração pública”, pontuou.

A assessora do ministério definiu que o conhecimento sobre gestão de riscos pode ser aprofundado gratuitamente no curso de Ensino à Distância (EAD), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Desta forma os servidores vão se ambientar com a prática da gestão de riscos e terão mais facilidade em manipular o sistema Ágatha. Os cursos da Enap não tem limite de inscrições. O material fica disponibilizado para download e o aluno pode assistir a qualquer hora.

A gestão de riscos consta no Decreto 9.203/2017 que dispõe sobre a política de governança na administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *