Conectado por
Governo de Rondônia

Geral

Rio de Janeiro recebe a 5ª edição do Scrum Gathering

Publicado por

em


Continua após a publicidade

Evento internacional, com chancela da Scrum Alliance, tem como foco aplicações de gestão ágil – Foto ilustrativa Google

Nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018, o Rio de Janeiro receberá a quinta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos. Apesar do nome, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também.

Durante os três dias de evento, serão apresentadas 44 palestras e seis workshops divididos em seis temas centrais (trilhas), além de quatro aulas com convidados especiais, como Craig Larman, canadense criador do método ágil LeSS (Large-Scale Scrum), que virá ao Rio exclusivamente para o Scrum Gathering, onde dará sua primeira aula no Brasil.

Ainda no Scrum Gathering nacional, haverá o Coaches Clinic, em que profissionais voluntários estarão disponíveis para sessões individuais de coaching em agilidade. As inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada.

 O último dia será marcado pelo Open Space. Como o próprio nome diz, são espaços abertos em que os próprios participantes propõem os assuntos a serem discutidos.  O interessado em participar do Open Space escreve em um post-it o tema que deseja abordar. Em seguida, ele faz uma apresentação sumária sobre o tema. Os voluntários do evento trabalham como facilitadores a fim de evitar que debates similares sejam feitos ao mesmo tempo, dividindo a atenção dos participantes. O debate tem 25 minutos de duração.

 “Atualmente, muito se fala em métodos ágeis, mas poucos sabem como utilizá-los. O Scrum Gathering será uma oportunidade de o público entender na prática, além trocar experiências, exercitar os conceitos aprendidos, discutir desafios e entender uma nova realidade no mercado profissional das mais variadas áreas.” Explica Marcos Garrido, sócio fundador da Knowledge21, empresa que traz o evento para a cidade.

“A gestão ágil, que antes era somente utilizada por profissionais de TI, atualmente pode e deve ser implantada nas mais variadas áreas. É uma mudança de cultura nas organizações, além de fonte de recursos para empresários, administradores, advogados, médicos, comunicadores, entre outras profissões. Como o próprio manifesto ágil afirma: devemos focar em indivíduos e interações mais do que em processos e ferramentas”, completa Garrido.

As inscrições para o Scrum Gathering podem ser feitas através do site https://scrumrio.com/ingressos-scrum-gathering-rio-2018/.

O valor do investimento, para os três dias de evento, é de 760 reais.

Sobre a Knowledge21

A Knowledge21 é uma empresa brasileira com foco em treinamentos e coaching em gestão Ágil. Utilizando abordagens inovadoras, a empresa auxilia equipes, gestores e organizações como um todo a se tornarem mais efetivas e a atingirem seus objetivos. Criada por quatro profissionais reconhecidos no mercado brasileiro e internacional, com atuação na América Latina, Estados Unidos/Canadá e Europa, a Knowledge21 possui, entre seus profissionais, três Certified Scrum Trainers (CSTs), o único Certified Enterprise Coach (CEC) da América Latina, dois [email protected] Trainers, dois instrutores certificados da Lean Kanban University (AKTs) e dois instrutores certificados de Management 3.0.

Sobre a Scrum Alliance®

Fundada em 2001, a Scrum Alliance® é a maior e mais estabelecida e influente organização profissional de associação e certificação da comunidade Ágil. A Scrum Alliance é uma associação sem fins lucrativos que certificou mais de 750.000 profissionais em todo o mundo. Sua visão é ajudar a “transformar o mundo do trabalho”, com a missão de orientar e inspirar indivíduos, líderes e organizações com práticas, princípios e valores que criem locais de trabalho alegres, prósperos e sustentáveis.

As Trilhas do Gathering

 – Trilha 1 – Coaching and Facilitation: O ScrumMaster é um facilitador. Fato! Técnicas de facilitação são fundamentais na resolução de conflitos e na busca por eficiência. Essa track é dedicada à discussão de técnicas e abordagens que ajudem Coaches e ScrumMasters no seu dia a dia.

– Trilha 2 – Tools of the Trade: Essa é uma track dedicada as discussões técnicas do seu time. Seu time é Ágil, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Somos de TI mas será que estamos utilizando as ferramentas a nosso favor ou continuamos fazendo muita coisa de forma manual? Exemplos: O que estamos testando de forma automatizada? Como nos prepararmos para fazer releases de nosso software cada vez mais frequentes (ou até a cada modificação no código-fonte)?

– Trilha 3 – Product Management: Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Lean Startup quebrou alguns paradigmas no passado recente, mas e agora? Qual caminho seguir? Essa track discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

– Trilha 4 – Scaling Agile: Ambientes organizacionais complexos frequentemente envolvem muitos produtos e muitos times. Surgem então os desafios de escalar a Agilidade. Quais são as melhores formas? Quais são os cases de sucesso que trazem insights para sua organização seguir a mesma linha? Existe uma fórmula mágica para escalar?

– Trilha 5 – Agile outside IT: Agile fora de TI já é realidade. Diferentes mercados e segmentos se beneficiam dos princípios e valores da Agilidade. Essa trilha discute caminhos e ideias para levar o Agile a profissionais criativos de todos os tipos.

– Trilha 6: Trends Quais são os próximos passos? Quais são as tendências no mundo da Agilidade? Essa track discute o futuro que está sendo construído desde hoje, em aspectos como mindset, gestão 3.0, times, processos e produtos.

Tipos de Sessão

 

Haverá dois tipos de sessão, organizadas nas seis diferentes trilhas. Todas as palestras do evento terão a duração de 50 minutos. Já os workshops têm a duração de 90 minutos.

Palestra: são apresentações mais tradicionais, com os participantes sentados em formato de sala de aula. Cabem cases, ideias, experiências, novas descobertas etc.

Workshop: sessões dinâmicas, conhecidas como “mão na massa”, onde o participante efetivamente pratica os conhecimentos adquiridos por meio de exercícios e discussões em mesas redondas (capacidade para até 70 pessoas, divididas em 10 mesas). Nessas sessões, todo mundo participa.

 Agenda completa

Quinta-feira, 26/07/2018

Horários Angra A+B
(2º andar)
Angra C
(2º andar)
Cabo Frio A+B
(1º andar)
Cabo Frio C+D
(1º andar)
Sala Workshop
(1º andar)
Foyer
(2º andar)
08:00 às 09:00 Credenciamento
09:00 às 09:20 Abertura do Gathering
09:20 às 10:10 Keynote

Craig Larman – LeSS

10:10 às 10:40 Coffee Break
10:40 às 11:30 Agile outside IT

Agile is tasty. Eat your own dog food

Artur Margonari

Coaching & Facilitation

Coaching the agile coach

Samuel Moro e Elias Nogueira

Trends

2 anos trabalhando em uma empresa Remota, o que aprendi

Avelar Leão

Tools of the trade

OWASP Cornucopia – Um agile game para facilitar o assunto codificação segura

Wagner Voltz

Coaching & Facilitation

Não se prenda ao termo retrospectiva – na prática

Janaina Pereira e Lúcio Coelho

Coaches Clinic
11:40 às 12:30 Product Management

Precisamos falar sobre a diferença entre projetizar e produtizar

Eluza Pinheiro

Trends

Torne-se um líder Jedi!

Daniel Faria e CFC

Agile outside IT

Agilismo e Filosofia: eles tem mais em comum do que você pensa

Marco Dubovski

Tools of the trade

Automação de Testes: do zero ao clean code

Joyce Bastos

Coaches Clinic
12:30 às 14:00 Intervalo para o almoço
14:00 às 14:50 Coaching & Facilitation

7 lições aprendidas de um Agile Coach!

Luciana Silva

Product Management

Do Backlog ao Produto

Leonardo Pabon

Trends

Powerful Powerless Leader

Anna Obhukova

Tools of the trade

Os desafios de desenvolver Mobile com Agile

Amelia Pessoa e Patricia Muniz

Trends

Aplicando Learning 3.0 para descobrir como formar times de alta performance

Cleiton Mafra e Yoris Linhares

Coaches Clinic
15:00 às 15:50 Trends

O desafio de manter a motivação em times distribuídos

Marcely Santos

Agile outside IT

Nárnia – Agilidade no Jurídico

Mariana Zaparolli

Product Management

Inception Enxuta custo ou desperdício? Como engajar os participantes?

Mayra Souza

Coaching & Facilitation

Coaching Up to the C-Suite

Alex Sloley

Coaches Clinic
16:00 às 16:50 Scaling Agile

O caso ONS, escalar ágil como uma resposta para as necessidades de mais valor na entrega de software

Eduardo Souza

Trends

Feature Ownership, o próximo passo na gestão de produtos

Alexandre Magno

Agile outside IT

Agilizando o RH com Kanban e OKRs

Enzo Spinola e Tito Simões

Tools of the trade

Terraform – deixando sua nuvem favorita habitável

Ayrton Araujo

Product Management

7 Princípios da Análise de Negócios Ágil e Pragmática

Marcelo Neves

Coaches Clinic
17:00 às 17:50 Product Management

Agile Product Development Toolbox 2.0

Alberto Caeiro

Agile outside IT

Aplicação do agile na gestão e dia-a-dia dos departamentos jurídicos

Marta Valli e Larissa Wermann

Trends

Regras adaptativas que promovem a colaboração

Davi Gabriel

Scaling Agile

Governança em ambiente híbrido na TI da OI

Leandro Moura

Coaches Clinic
18:00 às 22:00 Happy Hour

Sexta-feira, 27/07/2018

Horários Angra A+B
(2º andar)
Angra C
(2º andar)
Cabo Frio A+B
(1º andar)
Cabo Frio C+D
(1º andar)
Sala Workshop
(1º andar)
Foyer
(2º andar)
09:00 às 09:20 Novidades do segundo dia
09:20 às 10:10 Keynote

Gabriela Guerra

10:10 às 10:40 Coffee Break
10:40 às 11:30 Trends

O desafio da mudança de cultura em pessoas e empresas aplicando o mindset ágil

Felipe Oliveira e Analia Irigoyen

Coaching & Facilitation

Facilitando conversas difíceis

Mariana Graf

Tools of the trade

BDD não é automação de teste

Elias Nogueira

Agile outside IT

Citius, Altius e Fortius: Abordagem ágil no esporte de alto rendimento

Mauricio Rodrigues

Coaching & Facilitation

Linkedin e Autoconhecimento

Annelise Gripp

Coaches Clinic
11:40 às 12:30 Agile outside IT

Rotina Agile – Como cuidar da sua família usando práticas ágeis

Cris Coca Pitzer

Trends

Carreira e Tendência na 4 Revolução Industrial

Alexandre Abdalla

Scaling Agile

Gestão de Portfólio tradicional: um castelo de mentiras

Rodrigo de Toledo e Avelino Gomes

Tools of the trade

Transformação Ágil: A Nova Cultura da Cultura

Sérgio Ciglione

Coaches Clinic
12:30 às 14:00 Intervalo para o almoço
14:00 às 14:50 Product Management

Criando o produto certo usando Impact Mapping e técnicas de guerrilha ágil

Vladson Freire e Raphael Rodrigues

Scaling Agile

Leadership Mindset Anti-Patterns

Raphael Molesim

Trends

Introduzindo o Kanban Maturity Model

Rodrigo Yoshima

Tools of the trade

Desmistificando a eXtreme Programming para desenvolvedores “não ágeis”

Vinicius Silva

Coaching & Facilitation

Métricas ágeis: vamos falar sobre métricas para promover melhoria de processo?

Raphael Albino

Coaches Clinic
15:00 às 15:50 Scaling Agile

Chapter: Desafios e vantagens

Mauricio Rocha

Trends

#GourmetGoHorse: quando você é bom demais pra ser ágil

Erica Briones e Vitor Queiroz

Product Management

Decisões ilógicas: Como influenciar seus clientes, usuários e time

Andressa Chiara

Agile outside IT

EduScrum

Peter e Alisa

Coaches Clinic
16:00 às 16:50 Agile outside IT

Scrum na construção civil: metendo a mão na massa da agilidade

Matheus Oleiro

Scaling Agile

Agil em Telecom

Patricia Milet

Coaching & Facilitation

EVDnC – Extreme Value Driven Coaching

Marcos Garrido e Luiz Lula

Trends

Transformação Digital e o Futuro do Trabalho: como se preparar?

JP Coutinho

Product Management

User Experience para Profissionais de Negócios

Flavio Nazário

Coaches Clinic
17:00 às 17:50 Coaching & Facilitation

Accountability – A Evolução da Responsabilidade

Fabio Jascone e Cleiton Mafra

Trends

Criando times autônomos e data-driven com OKR

Felipe Castro

Product Management

Validação de hipóteses: O que aprendemos com Breaking Bad, Heisenberg e a vida real

Magno Santana e Luiz Almeida

Tools of the trade

A Linha tênue entre BDUF e Design Evolutivo

Daniel Marreco

Coaches Clinic
18:00 às 18:50 Product Management

Priorização ágil, como a Dafiti está se reinventando

Roosevelt Nascimento e Raphael Montenegro

Scaling Agile

Os times são ágeis e o backlog está bem refinado, mas ainda assim não conseguem entregar valor com a frequência ideal. O que está faltando?

Cris Coca Pitzer

Trends

Quando ficará pronto? Usando métodos quantitativos para responder a essa pergunta.

Fábio Torres e Juliano Ribeiro

Tools of the trade

Stand out in DevOps

Matthew G. Rice

Agile outside IT

POW – Bar Ágil

Andre Bocater e Eduardo Santoro

Coaches Clinic

Sábado, 28/07/2018

Horários Angra A
(2º andar)
Angra B
(2º andar)
Angra C
(2º andar)
Foyer
(2º andar)
09:00 às 09:10 Novidades do terceiro dia
09:10 às 10:00 Keynote

Renan Oliveira

10:00 às 10:20 Coffee Break
10:20 às 11:20 Keynote

Oscar Schmidt

11:20 às 12:00 Abertura Open Spaces


Open Space
é um formato onde os próprios participantes sugerem temas para debate e formam grupos em torno dos

assuntos mais interessantes, promovendo discussões com alto grau de engajamento. Todos podem participar
e os resultados são excepcionais.

12:00 às 13:00 Intervalo para o almoço
13:00 às 13:30 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
13:30 às 14:00 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
14:00 às 14:30 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
14:30 às 15:00 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
15:00 às 15:30 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
15:30 às 16:00 Sessão de Open Space Sessão de Open Space Sessão de Open Space Coaches Clinic
16:00 às 16:30 Sessão de Open Space

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *