Conectado por

Acre

Rio Branco participa de estudo que vai mapear alimentação de crianças


Compartilhe:

Publicado por

em

A capital acreana, Rio Branco, participa do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), encomendado pelo Ministério da Saúde, para mapear a alimentação das crianças de até 5 anos no Brasil. Os pesquisadores vão visitar 240 domicílios até o mês de julho.

Como uma espécie de “censo da nutrição”, a pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) faz a avaliação do peso, estatura, e exames de sangue de crianças participantes.

Entre junho e julho, devem ser visitados 1.560 domicílios em 10 municípios do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O objetivo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro.

Essa é a quarta fase do inquérito que, pela primeira vez no país, terá pesquisadores visitando 15 mil domicílios em 123 municípios para coletar informações detalhadas sobre hábitos alimentares.

Além disso, a pesquisa agrega informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais das famílias.

Entrevistas

Os pesquisadores estão identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Veja aqui quem são os pesquisadores que trabalham em Rio Branco.

Conforme a organização, os dados informados são sigilosos e os nomes das crianças ou dos seus responsáveis não serão identificados. A participação dos indivíduos é voluntária.

No início da pesquisa, o entrevistador deve explicar os procedimentos e entregar aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas.