Conectado por

Acre

Rio Branco é uma das capitais com maior índice de motoristas que usam celular enquanto dirigem


Compartilhe:

Publicado por

em

Rio Branco está entre as capitais onde as pessoas mais fazem uso do celular enquanto dirigem. O dado faz parte de uma pesquisa do Ministério da Saúde e divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018.

Segundo o estudo, 24% dos condutores que moram em Rio Branco utilizam o aparelho celular na direção. O dado é o mesmo da capital Cuiabá, no Mato Grosso. A capital com maior índice de celular na direção é Belém, com 24,1%.

O ranking é seguido por Vitória com 23,7%, Fortaleza com 23,5%, logo após vem Palmas com 22,4%, Macapá e São Luís com 22,6%.

A pesquisa descobriu ainda que pessoas com idades entre 25 a 34 anos e com ensino superior são as mais flagradas utilizando o telefone enquanto dirigem. A porcentagem de condutores com escolaridades, com 12 ou mais anos de estudo, que usam o celular foi de 26,1%.

Outros dados

De acordo com o estudo, Salvador (14,2%); Rio de Janeiro (17,2%); São Paulo (17,4%) e Manaus, com 18%, são as capitais onde as pessoas menos fazem uso de telefone dirigindo.

O uso do celular por condutores é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Vigitel 2018. A pesquisa destaca que 19,3% dos moradores das capitais brasileiras confirmaram que utilizam o celular dirigindo.

O estudo levou em consideração ainda três outros fatores que podem provocar os acidente de trânsito, entre eles estão: beber em excesso e depois dirigir; consumo de qualquer dose de bebidas e direção e excesso de velocidade.

Durante a entrevista, 11,4% dos moradores afirmaram que já receberam multas por excesso de velocidade. E os dados mostram também que os homens são os que mais que gostam de correr, sendo um total de 14%.

As mulheres representam 7%, na população com idade de 25 a 34 anos, e com maior escolaridade entrevistada.

Sobre o consumo de álcool antes de dirigir, 9,3% dos homens confessaram que fazem uso de bebidas antes de conduzir algum veículo. Apenas 2% da mulheres afirmaram que dirigem após beber.

Nesse ranking, as pessoas com maior grau de escolaridade ainda são as que mais consome bebidas alcoólicas e dirigem, representando 8,6% dos entrevistados.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *