Conectado por

Acre

Rio Branco ainda tem 6,5 mil doses de vacina contra Covid-19 dos lotes recebidos para público-alvo


Compartilhe:

Publicado por

em

Segundo portal de prefeitura, município já recebeu 33.438 doses até o momento. Desse total, restam ainda mais de 6.516 doses para aplicação da segunda etapa da imunização nos idosos e profissionais de saúde da cidade. Aplicação da primeira dose segue suspensa em Rio Branco após estoque acabar.

Dados do portal de transferência da Prefeitura de Rio Branco chamaram a atenção sobre a quantidade de doses que ainda restam para imunizar a população. Até o mês de março, a capital acreana já recebeu 33.438 doses do Ministério da Saúde para imunizar idosos e profissionais da saúde, mas aplicou o total de 26.922.

Com isso, restam ainda 6.516 doses do imunizante guardadas. Os dados são do portal de transparência do governo do Acre. O G1 entrou em contato com o Departamento de Vigilância de Rio Branco e aguarda a confirmação dos números do município.

Na quinta (1º), a Saúde Municipal (Semsa) anunciou que a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em idosos e profissionais de saúde está suspensa novamente por falta de imunizante.

A aplicação da segunda dose segue o calendário normal. Também na quinta, o Acre recebeu mais 22 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose. Desse total do 11º lote, mil doses foram separadas para vacinar os profissionais da Segurança Pública do estado, que começa na quarta (7).

“É mais uma questão de sistema, atualização, verificamos que digitamos muitas doses, mas a atualização é lenta. Então, essas doses estão sendo digitadas, há uma equipe muito grande e o que temos de aproximadamente 7 mil doses são doses que ainda não foram aplicadas e estão sendo diariamente no drive-thru e nas unidades”, justificou.

Socorro falou também que a expectativa é de que a aplicação da primeira dose seja retomada na quinta (8), após o Acre receber um novo lote dos imunizantes, possivelmente, na quarta (7). Após isso, as equipes seguem com a imunização de idosos com 62 anos ou mais.

“Nossa expectativa é do recebimento de doses na quarta, quando recebemos sempre às 17 horas na nossa rede. Se recebermos, e dependendo da quantidade, já retornamos na quinta. Temos vacinado bastante, as pessoas têm procurado, mas tem gente que deixa de se vacinar em sua faixa etária. No período que estávamos fazendo os de 60 anos tinha gente de 80 anos procurando, então, não vacinamos 100% das faixas etárias”, complementou.

G1.globo.com