Conectado por

Religião

Ressurreição e exaltação do Filho de Deus


Compartilhe:

Publicado por

em

Quais são as principais características da espiritualidade e da missão cristã, na atualidade, à luz da ressurreição e exaltação do Filho de Deus?

P U B L I C I D A D E

Para essa reflexão utilizarei o Hino Cristológico encontrado em Fp 2.6-11. Esse hino é dividido em duas estrofes (6-8, 9-11) e relata três momentos temporais da existência de Jesus Cristo.

  • Pré-existência – Cristo antes da criação do mundo.
  • Existência terrena – iniciada com a encarnação e consumada com a morte e ressurreição.
  • Exaltação – após a ascensão de Jesus, que volta a viver com o Pai.

A concepção teológica do hino tem seu pano de fundo no conceito judaico da humilhação e exaltação do justo, também adotada pela tradição sinótica em sua narrativa da morte de Jesus Cristo. O hino se baseia na ideia veterotestamentária- humilhação e exaltação dos justos. Jesus se solidarizou com a humanidade, tornando-se sujeito a todos os poderes que escravizavam a humanidade. O preexistente Filho de Deus assumiu a morte humana, a nossa sentença pelo pecado (2Co 5.21). Quando Paulo introduz no hino morte de cruz, ele introduz sutilmente a dimensão soteriológica da encarnação e morte de Jesus Cristo.

Esse hino demonstra que o nome de Jesus Cristo é superior a tudo, ele é o Rei Eterno, que foi humilhado porque resolveu cumprir nossa sentença e sua obediência e fidelidade o levou a exaltação por intermédio de Deus. A ressurreição é o surgimento do escatológico, trazendo esperança, afirmando a eternidade. A ressurreição de Jesus Cristo aparece antes de mais nada como uma ação libertadora. Pois o mesmo Deus que ressuscitou o injustiçado por nós Jesus Cristo, nos ressuscitará mediante Jesus Cristo Rm 4.24, Rm 4.17. Essa ação aponta para o futuro para a ressurreição final dos mortos de modo que só no fim Deus será tudo em todos 1Co 15.28.

A ressurreição de Jesus Cristo nos ensina três coisas.

  • Que a vida de Jesus foi verdadeira vida – ser humano consiste em viver como Jesus, andar nos seus padrões, renunciar, amar, mesmo diante das afrontas não responder a altura das injustiças, manter a piedade em meio as mais diversas situações.
  • Exaltação – é a manifestação da verdade da vida de Jesus- Jesus foi exaltado porque Ele se solidarizou como o sofrimento da humanidade e se manteve fiel ao propósito e objetivo que o Pai tinha pra Ele.
  • Esperança – Jesus se converte em símbolo da possibilidade de salvação.

A fé dos cristãos está firmada na esperança da ressurreição, ela nos traz esperança, nos motiva a continuar nossa caminhada, pois ela nos liberta de todos nossos temores, pois sabemos que todo sofrimento e injustiças serão apagados, pois a ressurreição de Jesus Cristo nos confirma essa certeza. E mediante a essa nossa fé na esperança da ressurreição ela nos impulsiona a proclamar a outros essa confiança e certeza que tudo terá um fim, todo choro será transformado em sorriso, toda tristeza será arrancada e cederá para a alegria, pois Jesus Cristo ressuscitou e nos garante a certeza de seremos ressuscitados por Deus mediante Jesus Cristo.

Fonte Consultada:

universodateologia

FONTE:Universalidade da Biblia

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br