Conectado por

Polícia

RD POLÍTICA: Responsáveis por mais de 50% do PIB do Estado “na bronca” com Marcos Rocha, a revolta das colheitadeiras, onde estão as máquinas furtadas do DER?

Publicado por

em

Agronegócio – Os representantes do agronegócio que apostaram suas fichas na candidatura do coronel Marcos Rocha (PSL), na sua caminhada na disputa–vitoriosa– ao governo de Rondônia estão com o carrapato atrás da orelha temendo que ele não cumpra os compromissos alinhados com setor produtivo antes da campanha eleitoral. Eles se queixam publicamente que “os agentes penitenciários” que assessoram o governador eleito não permitem que eles apresentem suas sugestões ao futuro chefe do executivo. Blindaram o coronel.

Continua após a publicidade

Colheitadeiras – Não há como descartar a possibilidade de um rompimento entre o setor produtivo e o futuro governo de Rondônia, inclusive até com protestos e colheitadeiras expostas interrompendo o trafego na BR 364, se necessário for. Pode ser o fim de um relacionamento produtivo, que até então tem tudo para dar certo, mas que por insensibilidade política dos que cercam Marcos Rocha caminha na contramão da história. A falta de visão da administração pública fomenta problemas e não soluções.

Independência – O agronegócio representa 51% do Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia. É independente e sobrevive sem as benesses do governo.  Será que o Poder Executivo resiste à ausência do apoio político do setor produtivo? Além de chuvas e trovoadas pode vir chumbo grosso por aí. Tudo pela falta de sensibilidade da maioria de um novo grupo que ganhou o governo no colo e não sabe ao menos embalá-lo.

Soja – Estudos de 10 anos atrás de uma multinacional, que investiu e continua investindo no setor produtivo agrícola em Rondônia já sinalizavam que o Estado em poucos anos seria produtor em potencial de grãos (soja e milho). Isso já ocorre hoje com a soja. Em 2017 foram produzidas 1,1 milhão/t e para este ano a previsão é de 1,4 milhão/t. Em praticamente todos os 52 municípios já se plantam soja e milho. O aumento de plantio da soja para este ano é 300 mil sacas, mas houve ampliação de área plantada de 340 mil.

DER – Na última semana mais uma pá carregadeira foi furtada do DER-RO. Já levaram máquinas com custos estimados em R$ 500 mil e R$ 200 mil cada uma, em 2013 e 2014 e, mesmo com denúncias, na época do servidor Nélio Dias Rezende elas não foram recuperadas. O governador era Confúcio Moura (MDB), hoje senador-eleito que pouca ou nenhuma importância deu aos fatos, inclusive no furto de caminhões, motores, câmbios, diferenciais, etc. Uma festa sem que os irresponsáveis fossem punidos. Espera-se que o governador Daniel Pereira (PSB) que está deixando o governo tome as devidas providências e exigir a recuperação da máquina furtada no bairro Areia Branca, em Porto Velho no último dia 15. De quem é a responsabilidade?

Respigo

Porto Velho às moscas desde o último sábado (22). Aeroporto Jorge Teixeira movimentado com todos os voos chegando e partindo lotados, inclusive no domingo +++ No Terminal Rodoviário da capital a situação era a mesma. Muita gente deixando a cidade rumando para o interior e a outros centros fora do Estado +++ As empresas tiveram que colocar ônibus extras para atender a demanda. A condição econômico-financeira da maioria da população não é das melhores, mas o povo está viajando +++ Amanhã é Natal, dia do aniversário da pessoa mais importante para o mundo, Jesus Cristo, mas poucos se lembram de parabenizá-lo. Que o Senhor que aniversária no dia 25 distribua bênçãos e muita saúde a todos, sem dúvida o melhor presente: Feliz Natal…