Conectado por

Religião

Respeito pela própria idade – Por Pr. Olavo Feijó


Compartilhe:

Publicado por

em

1 Timóteo 4:12 – Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

“Não deixe que ninguém o despreze, por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza” (I Timóteo 4:12). Este é um dos conselhos que o idoso apóstolo Paulo dá ao seu jovem aprendiz Timóteo. “Não deixe a sua juventude se tornar motivo de problema, dirigindo pessoas bem acima da sua idade cronológica (presbíteros)”.

Creio não ser impróprio o generalizarmos o conselho paulino. Nem o jovem deve se sentir diminuído, quando lidera idosos – nem idosos devem se sentir inadequados, caso tenham que liderar jovens. O problema, parece, não é uma questão aritmética, de comparar a idade cronológica. Há jovens que aprenderam com os problemas da vida. Como há idosos que não se preocuparam em desenvolver sabedoria.

O conselho de Paulo, então, é útil para todas as faixas etárias. A Verdade, que é o Cristo, está disponível para todos, independentemente dos anos vividos. Há discípulos que cultivam grande comunhão com o Senhor. E há crentes, cujas dezenas de anos na igreja não ajudaram muito. Como valorizar os anos de nossa vida? Vivendo-os em comunhão constante com Cristo Jesus, o Senhor do tempo e da eternidade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *