Conectado por

Política

RD POLÍTICA: Reparos em ponte interrompem tráfego a Guajará-Mirim, Família Carvalho preparada para assumir o PR, mudanças nas equipes de Marcos Rocha e Hildon Chaves


Compartilhe:

Publicado por

em

Guajará – O tráfego para Guajará-Mirim está comprometido hoje (7) devido à interdição da ponte sobre o rio Arara, na BR 425, no Km 35. É que o Dnit está providenciando reparo da ponte que ficou com parte submersa devido ao volume das águas. A pista de rolamento da ponte está sendo alteada devido à lâmina d’água ter alcançado 25 cm e comprometido o trânsito. A previsão é liberar a passagem a partir das 15h. Durante o período de bloqueio, das 8h às 15h somente é permitida a passagem de veículos de emergência (ambulância, bombeiro, política, etc.).

PSB – O município de Candeias do Jamari está com prefeito interino, o presidente da Câmara Municipal, Lucivaldo Fabrício Melo (DC), que assumiu, porque o prefeito Luiz Ikenohuchi (DEM) foi afastado e deverá ser convocada eleição suplementar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos próximos sessenta dias. Até aí morreu Neves. As lideranças políticas e empresariais estão surpresas com a determinação da presidente municipal do PSB, Cléia Cavalcante que insiste em candidatar-se vice de Valteir Queiroz, do PMN. O PSB tem dois candidatos com densidade eleitoral forte, como a professora Loreci Carnoski e Aussemir Almeida, além de apoio de vereadores e lideranças de outros partidos, como o PDT e o PR.

PR – Ampliam os comentários nos bastidores da política que os irmãos Mariana e Maurício Carvalho, deputada federal e vereador em Porto Velho, respectivamente estão mudando de partido. Hoje Mariana preside o diretório regional do PSDB. Maurício também está filiado ao partido tucano. Mariana e Maurício estariam assumindo o comando do PR no Estado, hoje presidido pelo ex-deputado federal Luiz Cláudio. Como é norma a presidência regional de um partido político ser de um deputado federal certamente Mariana deverá comandar o PR em breve. Seria uma forma de fortalecer o partido e demonstrar a força da Família Carvalho, que, além de Mariana e Maurício com mandato, já teve o pai, Aparício, vice-governador, deputado federal e vereador da capital. Quem viver verá…

Mudanças – O Carnaval passou e já estamos em plena Quaresma (período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-Feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa). Na próxima semana seguramente teremos mudanças nas equipes do governador Marcos Rocha (PSL) e do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Ambos não estariam satisfeitos com o desempenho de boa parte de secretários e diretores, que não conseguem atender os interesses da maioria da população. Vêm novidades por aí.

Vilhena – Há quem aposte que o comando político da Família Donadon, no Cone Sul não mais existe. O ex-prefeito Melki, o líder maior da família está inelegível e os ex-deputados Natan (federal) e Marcos (estadual) irmãos de Melki cumprem pena. A esposa de Melki, Rosani foi eleita prefeita em 2016, pelo MDB, mas foi cassada. Disputou a eleição suplementar em 2018 com Eduardo Japonês (PV) e perdeu. Hoje somente a deputada estadual Rosângela (PDT), esposa de Marcos tem mandato, porque foi reeleita em 2018 com 9.053 votos, bem menos que, os 11.108, de 2014. Para disputar as eleições do próximo ano (prefeito e vereador) o nome de maior expressão é de Rosângela. Hoje o líder político regional é o deputado estadual Luizinho Goebel, do PV, reeleito em outubro último, com 16.999 votos, terceiro mais bem votado no Estado e responsável pela eleição do prefeito Eduardo Japonês, em 2018.

Respigo

O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) e as deputadas Cássia Muleta (Podemos-Jaru) e Rosângela Donadon (PDT-Vilhena) tiveram aprovado requerimento para realização de sessão solene que homenageia as mulheres. O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março, mas a sessão solene ocorrerá na próxima terça-feira (11), às 15h +++ A volta dos alunos às aulas na capital, após o Carnaval ocorre hoje (7). Nos horários de pico (manhã, almoço e à tarde) o movimento nas ruas e avenidas de Porto Velho esteve intenso, cansativo e moroso +++ Às imediações dos colégios o problema se agrava. São filas duplas, triplas e todo mundo apressado e querendo levar o aluno até quase dentro do colégio +++ Na próxima semana o consumidor de energia elétrica deverá estar recebendo a conta de luz do mês de fevereiro. Apesar de ser um mês curto (28 dias) a expectativa é de receber uma conta com valor assustador, como ocorreu na de janeiro +++ A majoração foi entre 27% a 32% com relação ao mês anterior. Políticos, empresários, sociedade organizada estiveram mobilizadas contra o aumento abusivo, mas tudo ficou o dito pelo não dito e a Energisa eletrocutando o consumidor.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica