Conectado por

Agronegócios

Raça Girolando ganha índice de Longevidade e novo aplicativo


Compartilhe:

Publicado por

em

Os lançamentos aconteceram durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, com a presença de pessoas de 19 países

A raça Girolando, que acaba de atingir a marca inédita para uma raça leiteira nacional de 2 milhões de registros genealógicos efetuados, agora passa a contar com mais um índice de seleção de grande impacto econômico para a pecuária leiteira.

O Sumário de Touros Girolando 2021, divulgado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em parceria com a Embrapa Gado de Leite, traz pela primeira vez o Índice de Longevidade do Girolando (ILG), referente ao tempo em que a vaca permanece no rebanho, evitando o seu descarte involuntário. Com esse novo índice, será possível selecionar touro cujas filhas tenham maior taxa de permanência no rebanho, o que pode reduzir os gastos com a recria e aumentar os lucros da atividade. “Quando a longevidade é aumentada, abre-se a oportunidade para o maior descarte de vacas menos produtivas, gerando impacto positivo na lucratividade da atividade leiteira, em virtude da redução dos custos de reposição e do aumento da produtividade por animal, que é obtido em sua maturidade”, explica o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva.

Na composição do ILG entraram algumas das diferentes medidas de longevidade associadas à vida produtiva dos animais e sua disponibilidade de informações no banco de dados da Girolando. As medidas de longevidade escolhidas para inclusão no ILG foram: a produção total de leite em todas as lactações, número total de dias durante todas as lactações e o número de lactações completas da vaca.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, para os próximos anos novas características serão implantadas no Sumário de Touros Girolando, dentre elas a de Persistência de Lactação, Peso ao Nascimento e Características Lineares.

Sumário de Vacas 2021– Outra publicação lançada foi o Sumário de Vacas 2021, que traz as TOP 1000 para cada uma das diferentes composições raciais do Girolando. Uma novidade deste ano é a divulgação dos valores genômicos e genéticos para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na avaliação de vacas Girolando, classificadas de acordo com a composição racial. Isso facilitará a escolha das vacas doadoras para a produção de touros jovens.

APPGirolando – Para acessar de forma rápida e segura os dados do Sumário, a Associação de Girolando e a Embrapa lançaram o APPGirolando. O aplicativo traz resultados do Teste de Progênie dos Touros e os resultados de reprodutores e vacas provados. É possível escolher o animal apenas por raça, pela característica de Produção de Leite, Idade ao Primeiro Parto, por acurácia ou por todas essas informações combinadas. O criador ainda pode ler e compartilhar os certificados por WhatsApp, SMS e e-mail.

No APPGirolando ainda é possível ter acesso a cursos, serviços laboratoriais e o “fale conosco” da Embrapa Gado de Leite, além de informações atualizadas sobre mercado do leite e insumos, melhoramento animal, forrageiras, entre outras soluções tecnológicas para o pecuarista.

Os dois Sumários e o APPGirolando foram lançados durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, ocorrido de 13 a 15 de julho, com a presença de pessoas de 19 países.

Texto Comunicação

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento