Conectado por

Mato Grosso

Queimada sem controle destrói região de morros em Chapada dos Guimarães (MT)

Publicado por

em

Para tentar combater um incêndio que já destruiu parte da área de proteção ambiental, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, o Corpo de Bombeiros usou duas aeronaves, na manhã desta sexta-feira (30). As chamas que se alastram há quase uma semana, ameaça a comunidade Coxipó do Ouro.

Continua após a publicidade

O combate às chamas já vinha sendo feito por equipes dos bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) por terra. Entretanto, o tempo seco, o vento e o fato de ser uma região de morraria tem dificultado a extinção do fogo.

Tempo seco e vento contribuem para que as chamas se alastrem, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros - MT

Tempo seco e vento contribuem para que as chamas se alastrem, segundo bombeiros — Foto: Corpo de Bombeiros – MT

Por enquanto, o fogo não ameaça a área do Parque Nacional de Chapada, mas põe me risco a comunidade Coxipó do Ouro e os trabalhos das equipes estão concentrados em evitar que as chamas cheguem até as chácaras do distrito.

O abastecimento de água das aeronaves é feito no aeródromo de uma empresa de Cuiabá. Os aviões chegam a cada 10 minutos.

De acordo com o coronel Flávio Gledson, comandante das ações aéreas, a expectativa é que a ação conjunta entre as equipes que atuam por terra e as aeronaves possa controlar o incêndio.