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Queima gordura abdominal e ajuda obesos a perder barriga


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Um estudo em obesos mostrou que a ingestão diária de vinagre levou à perda de gordura abdominal, menor circunferência abdominal, baixou os triglicerídeos e perda de peso:

  • 15 ml, ou 1 colher de sopa levou à perda de 1,2 kg
  • 30ml, ou 2 colheres de sopa levou à perda de 1,7kg

O estudo durou 12 semanas e há que diga que os efeitos são modestos, mas é raro ver uma diferença tão significativa com uma modificação tão pequena na dieta.

Quem deseja perder gordura e transformar o corpo deve ter em conta que é um conjunto de fatores que são importantes. Isso inclui a dieta, descanso, atividade física e a mentalidade certa… O vinagre ajuda, mas não faz milagres!

Ajuda no Emagrecimento Aumentando a Saciedade

Vários estudos sugerem que o vinagre aumenta a saciedade e isso é uma grande ajuda para quem quer emagrecer. Quando você come menos calorias fica mais fácil acelerar o processo de emagrecimento.

Adicionar o vinagre a refeições ricas em carboidratos aumenta a saciedade e baixa a ingestão calórica em 200 a 275 calorias durante o resto do dia.

Baixar a ingestão calórica ajuda a emagrecer, tal como expliquei na pirâmide do emagrecimento. Normalmente é recomendado um défice calórico de 300 a 500 calorias.

Baixa a Glicemia e Ajuda a Controlar a Diabetes

Os pacientes com diabetes tipo 2 vão ver os maiores benefícios de adicionar este alimento na dieta. A diabetes tipo 2 é caracterizada pela glicemia alta, relacionada com a resistência à insulina, ou à falta de produção de insulina.

A resistência à insulina também pode ser um problema em pessoas sem diabetes, especificamente em pessoas com síndrome metabólica ou gordura no fígado. Qualquer um destes problemas de saúde levam ao envelhecimento acelerado e a vários problemas de saúde crônicos. A maioria de nós vamos ter benefícios com a adição de uma dose diária moderada de vinagre de maçã, de forma a baixar a glicemia.

A forma mais efetiva e saudável de controlar a glicemia é evitando carboidratos refinados e açúcar, mas o vinagre de maçã também pode fazer uma diferença significativa.

O vinagre tem vários benefícios comprovados no que toca à regulação da insulina e glicemia:

  • Melhora a sensibilidade à insulina em 19 a 34% após uma refeição rica em carboidratos e baixa consideravelmente a glicemia e resposta insulínica. Outro estudo mostra que reduz a glicemia em 34% depois de comer 50 gramas de pão branco.
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir reduz a glicemia em jejum em 4%.
  • Outros estudos mostram que o vinagre aumenta a sensibilidade à insulina e reduz significativamente a glicemia durante as refeições.

Estes resultados sugerem que o vinagre pode ser útil para pessoas com diabetes tipo 2, pré-diabetes e para quem quer controlar a glicemia para melhorar a saúde e longevidade.

Se você está a tomar medicação para baixar a glicemia deve falar com o seu médico antes de aumentar a ingestão de vinagre de maçã.

Pode Baixar o Colesterol e Reduzir o Risco de Doença Cardiovascular

As doenças cardiovasculares, especificamente os problemas de coração e acidentes vasculares cerebrais, são uma das maiores causas de morte da atualidade.

Há vários fatores de risco que podem ser melhorados com o consumo de vinagre. Atenção que estes estudos não foram feitos em humanos, mas é provável que os benefícios também se aplicaquem a nós.

  • O vinagre de maçã pode baixar o colesterol e triglicerídeos.
  • O ácido clorogênico do vinagre é um antioxidante que protege as partículas do colesterol LDL da oxidação. Isso é um passo importante para evitar que a doença cardiovascular se desenvolva.
  • Outros estudos mostram que o vinagre reduz a pressão arterial em ratos.

Infelizmente o que funciona em animais nem sempre funciona em humanos. O único estudo feito em humanos é um estudo observacional de Harvard que mostra que mulheres que comeram saladas com molho de vinagre tinham um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares. O problema é que os estudos observacionais só mostram uma associação e não provam que o vinagre causou esses benefícios.

Como Tomar Vinagre de Maçã

A melhor forma de consumir o vinagre de maçã é nas receitas de molhos de salada e maionese caseira. Há quem dilua em água gelada e tome como bebida, mas isso não é agradável.

Aqui ficam algumas dicas para consumir o vinagre maçã de forma segura:

  • Comece com 2 colheres de chá por dia (10ml) e limite a ingestão máxima a 2 colheres de sopa por dia (máximo de 30ml). Há pessoas sensíveis, por isso comece com a dose mais pequena. Eu fico por uma dose de 10 a 15ml por dia.
  • Minimize a exposição dos dentes e se beber lave a boca com água depois de tomar.
  • Quem tem gastroparesia deve evitar o vinagre ou limitar a ingestão a 1 colher de chá (5ml) em água ou numa salada.

Dosagem de Vinagre de Maçã

A dose de vinagre de maça é muito importante, pois o consumo excessivo pode criar vários efeitos colaterais:

  • Dose pequena: 1 a 2 colheres de chá (5 a 10ml) por dia
  • Dose grande: 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30ml) por dia

Eu não recomendo ir acima disso, pois o consumo excessivo tem efeitos colaterais sérios. Recomendo a utilização de vinagre de maça orgânico pouco filtrado.

O vinagre de maçã também tem aplicações não relacionadas com a saúde, como o tratamento da pele, saúde oral e como produto de limpeza. Isso pode ser útil para quem deseja utilizar menos produtos químicos. Apesar de não fazer milagres, o vinagre de maçã é saudável e tem várias aplicações para quem quer emagrecer e controlar a glicemia.

O vinagre de maçã pode ter vários benefícios, mas para evitar efeitos colaterais é necessário controlar a dosagem e ter atenção quando inicia o consumo. Uma dose pequena pode ter vários benefícios, mas mais nem sempre é melhor.

Efeitos Colaterais do Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã pode causar vários efeitos colaterais, especialmente quando consumido em doses grandes. Apesar de quantidades pequenas serem benéficas, quando consumido em excesso pode fazer mal e ser perigoso.

Estes são os problemas mais comuns:

Esvaziamento Lento do Estômago

O vinagre de maçã ajuda a prevenir a hiperglicemia reduzindo a velocidade a que a comida sai do estomago para o intestino delgado. Isso torna a absorção mais lenta e gradual, mas pode piorar os sintomas da gastroparesia. A gastroparesia é comum em pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

A gastroparesia acontece quando os nervos do estômago não funcionam corretamente e os alimentos demoram demasiado tempo a passar para o intestino. Os sintomas incluem azia, barriga inchada e náuseas. Este um problema grave para diabéticos insulinodependentes, pois torna mais difícil prever a hora certa de administrar a insulina. Se a insulina é administrada normalmente e os alimentos demoram demasiado tempo a passar para o intestino pode ocorrer hipoglicemia.

Um estudo olhou para as reações de 10 pacientes com diabetes tipo 1 e gastroparesia. A conclusão foi que tomar um copo de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã aumentou significativamente o tempo em que a comida ficou no estomago.

Problemas Digestivos

Apesar de ser uma ajuda para emagrecer através da diminuição involuntária da ingestão calórica, alguns estudos sugerem que isso também pode ser causado devido à indigestão.

Pessoas que consumiram uma bebida com 25 gramas de vinagre de maçã ficaram com menos apetite, mas também sentiram náuseas. Isso aconteceu especialmente quando tomaram o vinagre diluído numa bebida.

Interações com Medicamentos

Alguns medicamentos podem interagir com o vinagre. Pacientes que tomam insulina ou remédios que estimulam a secreção de insulina podem ficar com hipoglicemia ou níveis muito baixos de potássio.

Alguns diuréticos causam a perda de potássio. Para prevenir a perda excessiva deste mineral é recomendado não tomar estes fármacos juntamente com grandes quantidades de vinagre.

Você Já Tomou o Vinagre de Maçã?

Existem muitas afirmações fantásticas sobre o vinagre de maçã espalhadas pela internet. Alguns dizem que aumenta os níveis de energia e leva a muitos benefícios à saúde. Infelizmente muitas destas afirmações são exageradas e não têm fundamento científico.

Apesar disso, a falta de provas não implica que o vinagre não tenha esses benefícios. Um problema comum com os remédios naturais é que não há muitos estudos novos a ser feitos, pois não há incentivo econômico para isso.

Com as provas que há, o vinagre de maçã pode ser útil e vale a pena fazer uma experiência para ver se nota resultados positivos.

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