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Saúde

Quarentena modifica hábitos de consumo das famílias que passam a cozinhar mais em casa


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A quarentena motivada pelo novo coronavírus vem modificando os hábitos de consumo das famílias no mundo todo. A tendência é que essas mudanças que passam tanto pelo setor de alimentos, quanto pelos supermercados e na rotina dos lares, permaneça mesmo depois do tão esperado fim da pandemia.

P U B L I C I D A D E

De acordo com uma pesquisa da Nielsen Brasil, os latino-americanos, incluindo 50% das famílias brasileiras, mudaram drasticamente os hábitos de consumo, com grandes aumentos nas compras de despensa e limpeza. Itens básicos para cozinhar em casa, como arroz, feijão, farinha, óleo e produtos frescos, como frutas e legumes, tiveram significativo aumento na procura pelos consumidores. Entretanto, a ida aos estabelecimentos, segundo a pesquisa, caiu 6,5% na última semana de março, em contrapartida, o número de itens no carrinho de compras subiu 22%.

“As pessoas estão cozinhando mais em casa, optando por frutas e legumes. Mas também percebemos que houve aumento do ticket médio de produtos para as crianças, como chocolates, iogurtes, salgadinhos e biscoitos”, avalia o gerente regional do Fort Atacadista em Mato Grosso, Gustavo Desidério.

A constatação do gerente reflete que mesmo diante da recessão provocada pelo novo coronavírus, as famílias não deixam de adquirir alguns “mimos”, principalmente porque as crianças estão em casa.

Desidério afirma ainda que o consumo de produtos de limpeza, como água sanitária, cloro e álcool gel também tiveram considerável aumento. “A mudança de consumo é perceptível, os clientes tentam comprar mais rápido, tem mais pressa, mesmo com todas as medidas de prevenção adotadas”, esclarece.

O Fort Atacadista, com três unidades em Mato Grosso, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na avenida da FEB, em Várzea Grande, passou a operar seguindo todas as recomendações de higienização dos órgãos oficiais, como marcações de distanciamento nas filas, uso de máscaras, limpeza frequente de carrinhos e disponibilidade de álcool gel. Também foram colocados painéis de acrílico para aumentar a proteção entre funcionários e clientes.

Adaptação

Para o presidente da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Alessandro Morbeck, a principal mudança de comportamento dos consumidores foi em relação a adaptação aos novos horários de funcionamento das lojas nas primeiras semanas de confinamento.

“Não faz parte da cultura do mato-grossense ir às compras no período da tarde, por exemplo, então nos primeiros dias dos decretos da Prefeitura de Cuiabá e do Governo do Estado notamos bastante movimento em alguns estabelecimentos, mas logo a população começou a se conscientizar e foi normalizado”, concluiu.

Fotos: Assessoria
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