Conectado por

Geral

Quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem


Compartilhe:

Publicado por

em

Quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem? – A Identidade Jovem, popularmente conhecida como simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita o jovem acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Toda a regulamentação da Identidade Jovem está descrita no Decreto 8.537/2015, que portanto dispõe dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Sendo assim, o ID Jovem é destinado ao jovem brasileiro com idade entre 15 e 29 anos, não é necessário ser estudante para ter direito ao benefício. Além da idade é necessário que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos e que tenha sua inscrição atualizada pelos últimos vinte e quatro meses no Cadastro Único do Governo Federal.

Viajar com o ID Jovem é um benefício pois possibilita uma viagem grátis, geralmente com ônibus convencionais.

É possível viajar de ônibus de graça?

Conforme o Decreto 8.537/2015 é garantido que em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas são reservadas para jovens entre 15 e 29 anos, e se esgotadas, outras duas vagas são oferecidas com 50% de desconto.

Para garantir o direito, é preciso que o jovem apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, w também, um documento oficial de identificação com foto.

A passagem gratuita ID Jovem foi regulamentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e está previsto no Estatuto da Juventude.

Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.

Para ter direito o jovem precisa ter renda de até dois salários-mínimos e ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), a ID Jovem pode ser solicitada pela internet ou por aplicativo de celular.

Quanto tempo de antecedência para solicitar a passagem?          

Para garantir a viagem grátis de ônibus, é necessário que a reserva de vagas em ônibus interestaduais seja feita com, no mínimo, três horas de antecedência à viagem.

Posso  agendar a minha passagem com ID Jovem?

Não é possível fazer agendamento da passagem gratuita ID Jovem. Portanto, as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet. Mas devem concedê-lo às compras feitas no guichê, observando os critérios previstos.

Se tanto as vagas gratuitas quanto as com desconto estiverem esgotadas, sugerimos ao jovem que aguarde o próximo transporte que realize o trecho de interesse ou adquira a passagem pelo valor integral.

Dias para tirar passagem com ID Jovem?

O benefício ID Jovem abrange apenas viagens do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros, por essa razão pode ser que exista oferta reduzida de horários. Logo, o dia dependerá da empresa de ônibus.

É possível verificar se a linha desejada é convencional e se há mais horários disponíveis do que os informados pela empresa: https://appweb.antt.gov.br/SGP/src.br.gov.antt/apresentacao/consultas/ListaLinhasFazemSecao2Localidade.aspx

Não, os benefícios do Programa ID Jovem são apenas para viagens interestaduais, não abrangendo viagens intermunicipais.

Viajar com ID Jovem é simples, mas lembre-se de solicitar a passagem com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário inicial da linha, com possibilidade de pedir o bilhete de retorno.

Ficou com dúvidas sobre quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem? Deixe nos comentários

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *