Conectado por

Especial

Projeto Sesc Mulher promove um mês inteiro de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher


Compartilhe:

Publicado por

em

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Sesc em todo o Brasil prepara diversas programações sociais. As atividades têm como objetivo abordar as questões femininas e apresentar propostas que ampliem os conhecimentos e as vivências sobre o corpo, saúde da mulher, exercícios físicos, atividades culturais e discussões acerca de temas sociais.
Em Rondônia, o Sesc além de desenvolver ações dentro de empresas do comércio de bens, serviços e turismo preparou várias atividades abertas para o público feminino em geral. As atividades serão desenvolvidas com temática carnavalesca em várias Unidades da instituição como Teatro 1, Restaurante Sesc, espaços esportivos do Sesc Esplanada e atividades recreativas no Sesc Campestre que incluem a participação de parceiros como Senac e Instituto Mix. Além do tradicional show Canta Mulher organizado pelo Forum Popular de Mulheres de todos os anos, tem destaque o evento ‘Canta Comerciária’ que promove a participação de mulheres trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo e a Mesa Redonda ‘Entre Elas’ abordando as pautas contemporâneas do feminismo, violência e gênero. Dessa forma os diversos seguimentos femininos poderão ter acesso a uma programação variada.
Continua após publicidade

Pedidos no telefone (69) 3221-8646, Sandubas Lanches fica bem no centro de Porto Velho, na avenida Campos Sales, 2925, sub esquina com Pinheiro Machado- Centro- Porto Velho. 

Na mesa redonda Entre Elas
A coordenação do programa Assistência do Sesc realizará este ano o seminário Entre Elas, onde, com a presença de mulheres participantes de movimentos sociais se farão presentes numa mesa redondo para debater Feminismo, Violência e Gênero no Teatro 1 Sesc. Outro ponto alto do evento é o Canta Comerciária, que Realizado durante as comemorações do dia internacional da mulher, no mês de março, integra a agenda de ações voltadas ao atendimento e ao apoio do talento musical das trabalhadoras do comércio e tem como objetivo a promoção da cultura e da arte, e a visibilidade das discussões sobre as temáticas relativas às lutas da classe feminina.
Programação geral

• 07 de março:

– ‘Show Canta Mulher’

Local: Teatro 1 Sesc – 19h – Senha gratuita disponível 1 hora antes do evento (total de 250 senhas de entrada);

• 08 de março:

– Almoço ‘Sesc Mulher + Lazer’ com cardápio especial, musical de voz e violão, sorteio de brindes para mulheres, feira de Artesanato Mulher Talentosa, estética Senac, massagem do Inst. Mix

Local: Sesc Centro – 10h30 às 14h – Entrada franca;

– Aulão de ginástica da Academia Sesc

Local: Campo sintético do Sesc Esplanada – 18h – Entrada franca;

– ‘Show Canta Mulher’

Local: Teatro 1 Sesc – 19h – Senha gratuita disponível 1 hora antes do evento (total de 250 senhas de entrada);

• 09 de março:

– Copa Sesc Mulher Futebol Society e Volei

Local: Campo sintético e quadra coberta do Sesc Esplanada – 08h às 12h;

– Ginástica e alongamento Futebol Society e Volei

Local: Quadra coberta do Sesc Esplanada – 9h;

– ‘Show Canta Comerciária’

Local: Teatro 1 Sesc – 19h – Senha gratuita disponível 1 hora antes do evento (total de 250 senhas de entrada);

• 10 de março

– Sesc Mulher + Lazer – brincadeiras, feira mãos talentosas, torneio- vôlei de areia feminino, gincana aquática, vôlei cego e futebol gigante (masculino x feminino)

Local: Sesc Campestre – 9h às 16h30;

• Dia 16 de março

– Copa Sesc Mulher Taekwondo e Basquete

Local: Quadra coberta Sesc Esplanada – 08h às 12h;

• Dia 20 de março

– Mesa Redonda ‘Entre Elas’– Pautas Contemporâneas: Feminismo, violência e gênero. Participação de mulheres de movimentos sociais de Porto Velho. Entrada livre

Local: Teatro 1 Sesc Esplanada – 15h.

Canta Comerciária e Canta Mulher
O Sesc, realiza eventos que contribuem para ativar a reflexão, o debate e a produção artística da região, com eventos culturais que proporcionam o desenvolvimento sociocultural por meio das artes. Em atenção a estas premissas, o Sesc Música realiza eventos integrados as ações realizadas pelo Sesc/Ro. Neste mês de março a programação é voltada para a comemoração do dia internacional da mulher.
O canta Mulher que será realizado nos dias 07 e 08 de março, que chega a sua 27ª edição, fará uma programação em homenagem a Dona Ivone Lara e outras divas do samba, com o Show Musical intitulado “Sonho Meu”. A iniciativa visa estabelecer uma conexão entre a agenda cultural do evento com a agenda carnavalesca, haja visto, que este ano a festa mais popular brasileira se fixou na semana da mulher.
O Canta Mulher tem como objetivo, promover um espaço cultural, democrático e plural, através da participação feminina no cenário da música e de outras referências artísticas, visibilizando e marcando a cena com as mulheres artistas no espaço cultural da cidade; fomentando e fortalecendo a arte, a cultura e a educação no contexto do desenvolvimento local.
O Show “Sonho Meu”, recolhe na obra de Dona Ivone Lara, uma trilha sonora musical que pulsa nos terreiros e quintais brasileiros desde sua origem, envolvendo um vasto repertório de artistas, compositoras femininas que passeiam pela passarela do samba, com composições e canções que vibraram nas vozes de b Clementina de Jesus, Clara Nunes, Bethe Carvalho, Dona Ivone Lara, entre outras contemporâneas da música e do samba, como: Elza Soares, Maria Rita, Martinália, Roberta Sá, etc., que circulam, circularam e iniciaram sua trajetória musical nas rodas de sambas.
O Canta Comerciária que será realizado no dia 09 de março, compõe a agenda de eventos voltadas ao atendimento e apoio ao talento artístico das comerciárias, nasce com a premissa de criar um espaço exclusivo às comerciarias mostrarem e desenvolverem seus talentos artísticos, proporcionando momentos de trocas culturais, e colaborando com a criação de ações de expressão através da arte música. 
A música faz parte do dia-a-dia das comerciárias, seja uma música tocada na rádio, nas plataformas digitais, ou em leitores de mídias de áudio. O som e a música integram a paisagem sonora de onde elas vivem, passeiam, e trabalham, assim, é inevitável esta influência musical que as desperta para o fazer musical baseado em suas audições cotidianas.
O Show do Canta Comerciária, trará releituras das canções que fazem parte do repertório cotidiano das comerciárias, dando espaço à manifestação artística das trabalhadoras do comercio.
PROGRAMAÇÃO CANTA MULHER E CANTA COMERCIÁRIA /2019
Show Musical “Sonho Meu” 07, 08 de março às 19h Teatro 1 Sesc
07/março (quinta-feira)
19h – PALCO VITRINE
Tema: Mulheres na arte: gênero, raça e resistência no samba”
Convidadas:
Marcela Bonfim, fotógrafa, com graduação em Ciências Econômicas/PUC-SP
Janaina Leite, Mestranda em Letras/UNIR, membro do GET Gênero/IFRO
19h40 – Rosas Vermelhas (Cia de Dança Berenice Simeão)
Bailarinas: Berenice Simião, Saima Goes e Silmara Sales
20h Performance Musical Canta Mulher Sonho Meu
20h30 – Canta Mulher na passarela do Samba
Pocket Show: As Pastoras do Asfaltão (Cristina, Silvia, Leia, Vanilce e Wilma) e Bateria do Asfaltão
08/março (sexta-feira)
SHOW MUSICAL Canta Mulher “Sonho Meu”
19h00 – Abertura
Performance teatral com Suely Rodrigues “Um Sonho Meu e Seu”
Performance musical Canta Mulher Sonho Meu
Convidadas: Marcia Aguiar, Gina Beta, Vanessa Farias, Elani Lopes, Joana Darc, Leninha Lima, Mara Valverde, Vera Regina, Rose Chagas e Luiza Trindade
20h – Show Musical Canta Mulher Sonho Meu
Artistas convidadas:
Aldenice Bento, Ana Lu, Carol Aguiar, Essyelle Gouveia, Luana Shockness, Silvânia Sousa, Thina Chaves.
Participação Especial: Martha Braga
Direção e Produção musical: Alex ALmeida
CANTA COMERCIÁRIA
09 de março as 19h Teatro 1 SESC
09/março (sábado) 
19h – Abertura
Natália Wrege – Sesc
Aldenira Azevedo – Fecomércio/Senac
Marla Souza – CNA
Sarah Gabriela – Grupo Milla
Graziele Rosso – Unimed/ Ji-Paraná
Participação especial artistas convidadas: Izabela Lima
Direção Musical: Jessé França
Atividades nas empresas do comércio
Faz parte da programação ações com foco no cliente preferencial do Sesc: as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, portanto uma programação foi elaborada e agendada com empresas do comércio onde serão oferecidos serviços de orientação em saúde, atividades físicas e palestras. Nesta mesma linha serão atendidas funcionárias do Sesc e mulheres de entidades parceiras do Mesa Brasil.
Acompanhe a programação pelas redes sociais do Sesc
Sesc Rondônia / Instagram Sesc Rondônia / Twitter Sesc Rondônia