Conectado por

Porto Velho

Projeto Rádio Falante fecha parceria com a Escola de Tempo Integral 4 de janeiro e realiza atividades educacionais midiáticas

Publicado por

em

A transmissão contou com a interação e o protagonismo de 35 estudantes do ensino regular dos 2º e 3º anos

Continua após a publicidade

O projeto Rádio Falante da Escola Professor Orlando Freire, localizada no bairro Lagoa em Porto Velho, mais uma vez inovou, facilitando e favorecendo a metodologia de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino em Rondônia. O projeto educativo de mídia, foi uma ferramenta de parceria formando um elo de ligação com estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral 4 de janeiro.

A ação educativa aconteceu no dia 10 de setembro, no horário das 10h às 11h no estúdio da Rádio Falante no espaço do colégio Orlando Freire.

O diretor do Orlando Freire, Professor Luciano Francisco fez a abertura da rádio aula, acolhendo os integrantes da equipe da escola 4 de janeiro presentes no estúdio, e aos demais atores da entidade escolar conectados via plataforma MEET. 

Em seguida a professora Jeane Carla Ramos de Oliveira Nascimento, diretora da escola 4 de janeiro iniciou a programação, dividindo a apresentação da rádio aula com a professora de língua portuguesa Suely de Souza Ferreira e com a supervisora Catarina. A proposta da programação teve como objetivo ampliar o ambiente de aprendizagem, integrando a equipe da comunidade escolar e fazer dessa experiência da rádio aula – intermediada pela rádio falante – um projeto piloto para a implantação de uma rádio estudantil na escola visitante.

O coordenador da Rádio Falante professor Reinaldo Ramos das Neves, foi o responsável pela operação da mesa de áudio, disponibilizando o canal de voz para os participantes da ação.  A transmissão contou com a interação e o protagonismo de 35 estudantes do ensino regular dos 2º e 3º anos do 4 de janeiro. A aluna Sabrina, estudante do 2º ano da manhã, levou aos participantes uma dica de leitura, e o aluno Caian fez a dica de filme.

Além da colaboração dos professores das disciplinas de português, filosofia, sociologia, história e física. Durante a programação teve a intervenção de acadêmicos de psicologia da faculdade FIMCA, interagindo com a roda de conversa. Completando a programação intercalada com boa música e um quiz educativo.

Através dessa ação a equipe de coordenação do projeto Rádio Falante e os gestores das escolas Orlando Freire e 4 de janeiro, comprovaram que apesar da situação de confinamento em nosso país e no mundo, causada pela pandemia do novo coronavírus, é possível com eficiência e dedicação usar em parceria e adequadamente as TIC’s (tecnologia da Informação e comunicação) nos ambientes educacionais.

Fonte: Assessoria