Conectado por

Educação

Projeto de incentivo à leitura mobiliza estudantes em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

A equipe do projeto Rádio Falante, da Escola Estadual Professor Orlando Freire, em Porto Velho, em parceria com o projeto “Dia de Ler, Todo Dia”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/RO), realizou ontem a Campanha Mundial de Mobilização da Leitura. O objetivo da campanha é realizar um dia de mobilização na escola para incentivar e aproximar os alunos da leitura.

P U B L I C I D A D E

De acordo com o coordenador do projeto Rádio Falante na escola Orlando Freire, Reinaldo Ramos, durante a campanha o aluno faz a leitura de um livro, entra no estúdio da Rádio Falante apresenta um resumo da obra que ele leu e faz a divulgação, dando sugestão da leitura para os outros alunos.

“O nosso objetivo é incentivar a leitura e doar livros. Nós recebemos hoje mais de 100 livros na nossa escola de vários autores clássicos. E esse material será repassado para a salinha de leitura da escola. Nós temos cinco alunos que ajudam no projeto da Rádio”, contou.

Durante a Campanha de Mobilização da Leitura, várias atividades de mobilização foram realizadas pelos próprios alunos da escola através de declamação de poesias, atrações musicais, peça teatral, doação de livros, exposição literária e a exposição literária: fato Relevante. No local, também foi criado uma mesa com livros dos autores Paulo Coelho, Machado de Assis e Jorge Amado. A mesa onde estavam expostas as obras tinha uma cadeira, reservada com a ideia de fazer uma interação entre escritores, livros, leitores e o público.

Segundo a gerente do núcleo didático da Seduc/RO, Gerdalva Vasconcelos, para a secretaria de educação e para toda a comunidade escolar é muito importante esse “Dia de Ler, Todo Dia”, porque é um momento da culminância do projeto que a secretaria lançou e que já existe desde o início do ano letivo.

“Dia de ler é todo dia. Então nós incentivamos também os pais, os familiares, toda a sociedade ao movimento da leitura. Essa é a terceira edição do projeto da Seduc, e nós também fazemos premiações do 3º e 2º lugar, em todo o Estado”, informou.

A aluna Luana Rayane, do 9° B, ajudante no projeto da Rádio Falante, conta que é muito importante participar do projeto porque possibilita conhecer muitos outros projetos que existem na educação e na cidade. “Eu entrei esse ano no projeto e considero maravilhoso participar. A gente passa a conhecer e interagir com outros de rádio, além de conhecer muitas pessoas”, contou.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br