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Projeto de escola da rede pública estadual discute liberdade de expressão com estudantes do ensino fundamental


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Despertar nos estudantes o interesse por temas como liberdade de expressão, manifestação de pensamento e o pluralismo de ideias como pontos basilares para formação do conceito de democracia é a proposta do projeto “Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”, que vem sendo desenvolvido na escola estadual Paula Ângela Frassinetti, no bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus.

P U B L I C I D A D E

Coordenado pelos professores de Língua Inglesa, Giselle de Araújo Moreira; e de Educação Física, James Lee Taveira, o projeto na escola é inspirado em uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

“A Embaixada dos Estados Unidos promove anualmente atividades voltadas para a conscientização da importância da liberdade de imprensa e liberdade de expressão. O tema das Nações Unidas para 2018 é “Mantendo o poder da verificação: Mídia, Justiça e o Estado de Direito. No Brasil, há 21 espaços americanos que desenvolvem as atividades voltadas para a ideia proposta pela Embaixada, porém em Manaus não há”, explicou a coordenadora.

Recentemente, a professora Giselle participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da Língua Inglesa, desenvolvido pela Comissão Fulbright e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo ela, a experiência contribui para o interesse dos estudantes pelo projeto.

“Conhecer a cultura americana foi fundamental para entender os valores que refletem na sociedade. Os alunos têm curiosidade de saber e ter mais informações sobre os Estados Unidos e é sempre uma experiência enriquecedora poder compartilhar isso em sala de aula. Os conhecimentos adquiridos na viagem ajudam a levar novas ideias para desenvolver em sala de aula, de forma dinâmica e significativa, valorizando a participação dos alunos”, disse.

Atividades

Como parte das atividades do projeto na escola, os alunos têm participado de atividades que têm como temas: “Fake News: a importância da veracidade da informação”; “Processos de elaboração de uma videorreportagem”; “Estratégias para promover a liberdade de expressão e de imprensa”; “Casos de grande repercussão quanto a ataques sofridos pela impressa”; “Os processos e etapas de elaboração de uma reportagem”, entre outros.

Além disso, os estudantes, coordenados pela professora Giselle, participaram, nesta semana, de uma visita à redação do Jornal Acrítica, com o objetivo de aproximá-los das discussões trabalhadas em sala de aula.

Escola – Administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), a escola pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 2, responsável pelas escolas da Zona Sul de Manaus.

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