Conectado por

Agronegócios

Programa traça perfil dos rebanhos por região


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Cross Mate auxilia no acasalamento dirigido de propriedades com foco em raças tropicais

“Um dos pontos mais buscados na pecuária de leite é a padronização do rebanho. O Programa Cross Mate nos auxilia muito nesse ponto, além de organizar as informações das propriedades. Sempre alinhado com o objetivo traçado pelo criador, facilita o levantamento das avaliações morfológicas das vacas e dos acasalamentos individuais. Com gráficos e tabelas, o programa nos apresenta como os touros estão sendo utilizados, quantidade, forma de cruzamentos, os graus de sangue e projeta o futuro do rebanho, bem como a evolução genética”, afirma o técnico de Leite da Alta, Rodrigo Peixoto.

Segundo Rodrigo, o Cross Mate apresenta os acasalamentos de forma muito clara e organizada, também, para os inseminadores, minimizando muito os erros na hora das inseminações. Ele explica que o programa foi criado para orientar no acasalamento dirigido propriedades com foco em raças tropicais, auxiliando produtores no processo de seleção de animais para compor o rebanho.

“Com um atendimento personalizado, o programa gera um relatório de orientação do acasalamento, a partir do tipo de sistema da propriedade e da avaliação linear do rebanho, ranqueando as matrizes e os touros por um índice individual. Com base em seis características morfológicas e a partir do objetivo estipulado pela propriedade, o programa realiza as melhores combinações entre touro e vaca. É imprescindível definir o objetivo de seleção. Os acasalamentos realizarão permanentes mudanças genéticas ao longo do tempo”, afirma a técnica de Leite responsável pelo programa, Júlia Gazoni.

Em funcionamento desde junho de 2018, o Cross Mate já acasalou 15.827 matrizes, em 52 rebanhos, distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. “O Cross Mate gera muita segurança na utilização dos touros indicados, projetando o rebanho futuro da fazenda, já que é baseado no plano genético traçado entre nós, técnicos, e os produtores, de acordo com cada sistema de manejo”, afirma o gerente regional da Alta em Fortaleza (CE), Eliezel do Nascimento.

Distribuição de matrizes por região e grau de sangue

    

 

 

 

 

Fonte: Alta Genetics 

Quando falamos do perfil linear das matrizes acasaladas, a Região Norte apresentou vacas com forma leiteira arqueada, forte composto de úbere e pelagem escura. No Nordeste, as matrizes avaliadas apresentaram uma conformação mediana, dando destaque à pelagem escura, e no Sudeste, a morfologia avaliada das matrizes foi mediana. “Com os dados já recebidos no programa, conseguimos traçar o perfil médio das matrizes e quais são as principais composições raciais por região, entendendo quais características devem ser trabalhadas para obter animais saudáveis, funcionais, produtivos e adequados ao tipo de sistema de produção. Assim, aumentamos a eficiência e a longevidade dos animais, reduzindo o descarte involuntário, permitindo a criação de estratégias, a partir de plano futuro de melhoramento para intensificar a pressão de seleção e entregar aos produtores não só o acasalamento das vacas, mas o retorno do investimento”, finaliza Júlia.

Benefícios do Cross Mate

– Gerar maiores ganhos genéticos anuais para o rebanho

– Aumentar o uso de touros jovens com alto potencial genético

– Controlar a consanguinidade

– Reduzir os descartes de animais superiores devido a problemas morfológicos

– Definir um plano futuro de melhoramento genético, elevando a pressão de seleção

– Auxiliar nas estratégias e decisões da propriedade para aumentar a lucratividade

 

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com mais de 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − nove =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento