Conectado por

Aripuanã

Profissionais do Hospital Santo Antônio recebem treinamento para lidar com paciente crítico de covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em

A capacitação, oferecida pela Nexa, vai reforçar as habilidades das equipes para uma assistência mais segura e de qualidade em Aripuanã
O cenário de enfrentamento à pandemia impõe desafios diários à equipe de saúde que está na linha de frente contra a covid-19. Buscando ampliar o conhecimento nesse sentido, a Nexa irá oferecer formação em serviço aos profissionais da saúde do Hospital Municipal Santo Antônio, em Aripuanã, na assistência e manejo de paciente crítico com diagnóstico de covid-19. O treinamento será coordenado pela empresa N-1 Inteligência de redes, parceira na iniciativa, responsável pelos instrutores capacitados. A programação terá início no dia 12 de janeiro com aulas práticas e apropriação de protocolos médicos.
Dentre os aspectos a serem abordados estão procedimentos de internação; protocolos de ventilação, pronação e medicamentoso; além de manejo respiratório; parâmetros clínicos de fluxo e protocolos de triagem e soluções para aumento da biossegurança. A metodologia prevê a troca de experiência entre profissionais e observação das rotinas atuais e as necessidades singulares de cada profissional, no contexto local, quanto ao atendimento de pacientes com covid-19. No final da capacitação, será emitido um certificado de participação, para quem estiver presente nos treinamentos, com presença mínima estabelecida pela equipe organizadora.
A diretora da N-1 Inteligência de redes, Mariana de Salles, destaca a importância da formação em serviço para a assistência dos atendimentos. “Nosso objetivo principal é ofertar apoio e capacitação aos profissionais da saúde e propiciar o melhor desempenho na realização das suas atividades, visando sempre a segurança e a qualidade assistencial. Além disso, ensinar e compreender os desafios para os atendimentos dos pacientes críticos que exigem cuidados de manejo é o caso da ventilação mecânica”, explica.
O gerente geral de Mineração da Nexa do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, avalia que a capacitação vai trazer melhorias nos atendimentos e deixar um legado à população aripuanense. “O nosso propósito é promover as melhores práticas e garantir a qualidade da assistência nos serviços prestados à população aripuanense. A pandemia do coronavírus requer qualificação e investimento em capacitação para os profissionais que estão na linha de frente. O resultado disso é mais confiança para a equipe médica, além de garantir também a segurança para os pacientes”, considera.
Doações – A Nexa entregou para a Secretaria de Saúde de Aripuanã dois novos respiradores que estão sendo utilizados no Hospital Municipal Santo Antônio. O repasse ocorreu no mês de agosto de 2020 e concluiu o Termo de Cooperação firmado entre a empresa e a Prefeitura, em março do ano passado, com objetivo de fortalecer o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no município. No total, a população local dispõe de cinco respiradores adquiridos pela empresa. Outras três unidades foram entregues em julho de 2019, como parte do Plano de Controle Ambiental (PCA). O Termo de Cooperação também garantiu a doação de diversos outros itens e serviços essenciais para a segurança dos profissionais de saúde pública.
Foto: Arquivo NEXA
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br