Conectado por
Governo de Rondônia

Religião

Profetas genuínos ajudam – Pr. Olavo Feijó

Publicado por

em

Esdras 5:1 – ¶ E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.


Continua após a publicidade

Como punição por sua desobediência ao Senhor, o povo judeu sofreu a destruição de Jerusalém e do Templo construído por Salomão. Dario, rei da Pérsia, autorizou a reconstrução dos muros da cidade e do Templo. A orientação da empreitada veio do Senhor, através de dois dos Seus profetas: “O profeta Ageu e o profeta Zacarias, filho de Ido, começariam a dar aos israelitas que estavam em Judá e em Jerusalém mensagens que haviam recebido do Deus de Israel” (Esdras 5:1).

Não faltaram pressões, vindas dos inimigos vizinhos, buscando enfraquecer as motivações espirituais dos israelitas. Relendo esta narrativa histórica, descobrimos semelhanças com nossa própria experiência espiritual. Quase todos nós sofremos altos e baixos, alternando vivências de alta qualidade religiosa, com momentos de enfraquecimento espiritual.

O impacto dos profetas Ageu e Zacarias nos confirma a ideia de que nossa saúde espiritual tem sua fonte nas mensagens do Deus de Israel. Paulo elogiou os bereanos, que só aceitaram sua pregação, quando descobriram suas bases nas Escrituras. Sem Bíblia não há revelação. Sem profetas que vivem a revelação bíblica, não há crescimento espiritual.

Pastor Olavo Feijó, nascido em 1930, é Bacharel em Teologia pelo Seminário do Sul, licenciado em Pedagogia pela UERJ, Mestre em Educação Cristã e Doutor em Educação, pelo Southwestern Seminary, Estados Unidos, e Pós-Doutor em Psicologia Desportiva, pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Professor Titular de psicologia, especialista em Percepção e Motivação. Foi pastor no Brasil e nos Estados Unidos. Consultor de relacionamentos humanos. Autor e co-autor de vários livros. Foi professor no Seminário Batista do Sul do Brasil e em universidades no Brasil, Estados Unidos, Paraguai e Chile. Casado com a psicoterapeuta Dra. Cristina Feijó.