Conectado por

AL/MT

PREVIDÊNCIA EM JOGO: “AL/MT tem grande bancada de servidores e é difícil aprovar reforma”


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), vice-presidente do Legislativo, avaliou que, caso haja uma proposta de reforma da previdência estadual, o Executivo enfrentará resistência junto aos parlamentares. 

Isso porque grande parte da banca de deputados vem do funcionalismo público e demonstra ser contrária à aprovação da pauta.

Na semana passada, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), relator do texto na comissão que analisa o texto na Câmara, apresentou o texto da reforma da previdência com a exclusão dos estados e municípios do texto.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou à época que, mesmo com a decisão, a reinclusão dos estados e municípios na proposta ainda é possível, porque deputados poderão apresentar emendas ao relatório.

Uma das alternativas, caso a inclusão não aconteça, é que os entes federativos encaminham para o Legislativo regional uma proposta de lei.

“Eu vejo com muita dificuldade uma reforma como essa passar na Assembleia Legislativa. Por isso que os governadores estão tão imbuídos em tentar fazer isso passar no congresso. Até porque, dentro da Assembleia de Mato Grosso, tem uma bancada muito grande de servidores públicos”, disse a deputada. 

“Em contrapartida, também é bom você estar dentro da realidade do seu Estado. Então, ali dentro da Assembleia, as opiniões se dividem em relação a isso. Eu não vejo problema nenhum se a gente tiver que trabalhar uma reforma dentro do Estado. Mas para o governo é um problema”, completou a deputada.  

Na semana passada, 25 governadores foram à Brasília – incluindo o governador Mauro Mendes (DEM – e assinaram um documento pedindo a inclusão dos estados e municípios na Reforma da Previdência por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento