Conectado por

Política

Prefeitura de Porto Velho prioriza recapeamento, PDT fortalecido em Nova Brasilândia, Câmara Arbitral e Escola do Legislativo parceiras


Compartilhe:

Publicado por

em

 PDT – O partido presidido no Estado pelo senador Acir Gurgacz promoveu reunião na última semana em Nova Brasilândia, dentro do programa de fortalecimento do PDT visando as eleições gerais de outubro do próximo ano. O encontro municipal marcou a filiação do ex-prefeito do município, Silas Borges, que deverá concorrer à Assembleia Legislativa (Ale) em 2022. Além de Acir, que abonou a ficha de filiação de Silas Borges, também marcaram presença a deputada federal Sílvia Cristina e o ex-deputado estadual Airton Gurgacz, que trabalha a sua volta para o parlamento estadual, além de inúmeros filiados e simpatizantes do PDT no município.

P U B L I C I D A D E

Pavimentação – O trabalho de recapeamento de ruas e avenidas de Porto Velho, que está sendo realizado pela equipe do prefeito Hildon Chaves (PSDB) é realmente muito bem feito. Além da qualidade e espessura da camada asfáltica a rapidez que os trabalhos são executados demonstra que é possível realizar obras públicas com eficiência e velocidade. A gestão equilibrada de Hildon é um ponto forte na sua administração, que poderá ser decisiva, caso realmente ele venha a concorrer ao governo do Estado no próximo ano. Se conseguir fomentar o saneamento básico, não somente a pavimentação, mas água encanada e tratada diariamente nas torneiras, galerias pluviais eficientes e rede de esgoto terá o apoio da maioria dos eleitores da capital. É um desafio.

Recapeamento – Aproveitando o gancho sobre a recuperação de vias pavimentadas na capital, para cobrar um trabalho melhor e mais eficiente do Dnit, que há meses executa obras na BR 319, no trecho que corta Porto Velho. Além da morosidade nas ações de recapeamento, a falta de complementação dos trabalhos é evidente. Vários trechos já estão recapeados e liberados ao tráfego, mas a sinalização de solo não existe. Nem mesmo as faixas divisórias de pistas, que priorizam os veículos pesados na via central e os menores nas laterais. Para uma obra utilizando recursos federais esperava-se, além de mais rapidez na execução do recape, a complementação dos trabalhos com pinturas de faixas de pedestres e de identificação das pistas, além de sinalização aérea e lateral.

Reeleição – É comum no final do primeiro semestre de ano eleitoral os candidatos a cargos eletivos, inclusive à reeleição promoverem encontros visando sensibilizar o eleitor na busca dos votos. Poucos fazem como um jovem, mas experiente político de Rondônia, que não vou citar o nome, para não dizerem que é demagogia, que mesmo em período não eleitoral, está mensalmente se reunindo com a população para discutir os problemas de cada cidade, bairros, área rural. No momento oportuno vou nominar os políticos, que realmente fazem política e não politicagem. E também aqueles que tem muito “cacife” financeiro e acredita que o dinheiro garantirá a eleição ou a reeleição.

Arbitragem – A maioria das pessoas, mesmo as mais bem esclarecidas, não sabe qual a função de uma Câmara Arbitral, mas é um trabalho dos mais eficientes na área jurídica. O árbitro da 3ª Câmara Arbitral de Rondônia, Epaminondas dos Reis esteve na manhã de hoje (19) na Escola do Legislativo (EL), mantida pelos deputados estaduais, para tratar de aplicação de cursos relacionados à arbitragem provavelmente este ano. No contato com o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, ficou definido um novo encontro para aplicação dos cursos sobre arbitragem. A Câmara Arbitral é acionada para solucionar conflitos que não foram resolvidos amigavelmente. Trata-se de um meio privado, uma alternativa à Justiça Estatal. Ainda assim, as decisões tomadas em câmara de arbitragem têm a mesma validade do Poder Judiciário, pois as decisões são homologadas pelo judiciário. Em breve serão aplicados na Escola do Legislativo cursos sobre arbitragem, que só não trata de casos de menores e da área criminal.

Respigo  

Felizmente a situação do amigo e ex-companheiro de trabalho do “Diário da Amazônia”, Sílvio Santos, o Zekatraca, foi amenizada na manhã de hoje (19). Zekatraca está acometido de covid-19 e dependia da compra de um medicamento que custa R$ 17 mil, mas graças à ajuda de amigos e pessoas sensíveis à causa conseguiu os recursos financeiros suficientes para a compra . Zekatraca durante anos publicou página diária sobre arte e cultura no “Diário da Amazônia” e mantém a publicação em seu blog. Que o amigo tenha uma recuperação rápida e sem sequelas . Eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cacoal somente de dois em dois anos e sempre na primeira reunião ordinária dos meses de dezembro do segundo ano de mandato. Isso evita a eleição em qualquer período, que favorece quem está no poder a se reeleger para mais um mandato .  Agora de dois em dois anos, na primeira sessão ordinária de dezembro teremos eleições à Mesa Diretora. A opção anterior, muito aplicada nas câmaras de vereadores de Rondônia e de outros estados é legal, mas reconhecidamente imoral…

Rondoniadinamica.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br