Conectado por

Aripuanã

Prefeitura de Aripuanã vai intensificar fiscalização em terrenos baldios


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A Prefeitura de Aripuanã, por meio da equipe do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, informa toda população que será intensificado a fiscalização de terrenos baldios da cidade.

A medida visa ajudar a diminuir o alto índice de dengue no município, tendo em vista que a falta de manutenção dos terrenos acarreta na ampliação de locais de proliferação de vetores da doença.

Vale lembrar que o mato alto em terrenos baldios também é uma preocupação com relação à segurança pública.

Por conta disso, as equipes vão intensificar as fiscalizações e após cada notificação, o proprietário terá 30 dias para tomar as providências necessárias para limpar seu terreno.

Em 2021, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 200 casos de dengue na cidade, número bastante elevado de acordo com as estimativas do Setor de Endemias, que pretende diminuir o índice neste ano.

A colaboração dos moradores, ajudando a manter estes terrenos limpos, é essencial para impedir a propagação da dengue na cidade, já que um vetor em terreno baldio pode contaminar diversas famílias que moram nas proximidades diariamente.

Outras medidas de prevenção também são importantes para evitar a proliferação do mosquito transmissor, confira algumas dicas:

• Eliminar águas paradas que possam se tornar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

• Manter os quintais limpos, jogar fora o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

• Retirar água dos pratos de plantas;

• Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

• Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

• Instalar telas de proteção em janelas e portas, afastando o mosquito de ambientes internos;

• Usar repelente de inseto adequado a cada faixa etária.

Para reforçar o combate, o Setor de Endemias também vem desenvolvendo diversos trabalhos visando orientar os moradores sobre os cuidados contra a dengue, zika e Chikungunya, seja através de ações preventivas, visitas ou ações de combate, como borrifação em residências e estabelecimentos.

Aripuana.mt.gov.br

Publicidade
Betfair

ALE-RO

ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento