Conectado por

Artigos & Colunas

Preconceito em todos os tempos – Por Oscar D’Ambrosio

Publicado por

em

As recentes manifestações em todo o mundo contra o racismo vêm sendo classificadas como o desabrochar de um sentimento represado na sociedade americana e em outros locais do planeta, inclusive o Brasil, em relação a diversas expressões do chamado racismo estrutural, aquele que está tão arraigado, que muitas vezes não é visto. Uma prova disso é encontrada no filme “The Great War”.

Continua após a publicidade

Dirigido por Steven Luke, narra um episódio em que uma unidade de soldados brancos norte-americanos, nos últimos momentos da Primeira Guerra Mundial, recebe a missão de resgatar um regimento de combatentes afro-americanos que está em território francês invadido pelas forças alemãs.

O filme é uma boa oportunidade de discutir as formas pelas quais o racismo pode se apresentar. Existem os soldados que resistem o máximo possível a realizar a missão ordenada, com os mais variados argumentos, que vão desde que a ação não fará a menor diferença até assumir abertamente o seu preconceito. O mais significativo da obra está justamente em mostrar como cabe às lideranças se posicionar de maneira clara para que suas equipes tenham uma compreensão ampla da situação.

Quanto mais contundente for o discurso que defende a diversidade, maior é a possibilidade de ser eficaz e eficiente. É dessa maneira que a batalha cotidiana contra o racismo pode ser vencida.

Oscar D'Ambrosio - Gerente de Comunicação e Marketing - Faculdade ...Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br