Conectado por

Agronegócios

Precocidade dos animais é destaque na etapa do Circuito Nelore em Colíder (MT)


Compartilhe:

Publicado por

em

Evento aconteceu na planta da Friboi e contou com a participação de 10 pecuaristas da região

P U B L I C I D A D E

 

Em mais uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada na unidade da Friboi em Colíder (MT), pecuaristas e profissionais ressaltaram a importância da precocidade no abate de bovinos, sendo avaliados 424 animais de 10 pecuaristas da região.

Segundo informações da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), dos 236 machos avaliados, 84,8% dos animais apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade) e outros 96,6% dos animais com mais de 18 arrobas de peso, onde a média observada nesta etapa foi de 21 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, Medalha de Ouro, foi apresentado por Lorival Sguissardi, da Fazenda Eldorado (Nova Canaã do Norte). A Medalha de Prata foi de José Adalberto Pirajá, da Fazenda Vale Formoso (Colíder), enquanto o Bronze ficou com Joaquim Martins Neto, da Fazenda Rio de Fogo (Nova Santa Helena).

“Foi uma satisfação enorme ser vencedor desta etapa. Mesmo com o troféu em mãos, percebi que outros pecuaristas da região estão fazendo o mesmo trabalho com precocidade e acabamento de carcaças e isso nos instiga a melhorar mais ainda. Essa busca por excelência também está em linha com as demandas do mercado, que hoje prioriza carnes com qualidade e maciez”, diz Lourival Sguissardi.

Entre as fêmeas que participaram desta etapa, foram avaliadas 188 com 89,9% apresentando até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Além disso, 69,2% dos animais apresentaram mais de 14 arrobas de peso, com uma média de 15 arrobas, sendo 89,4% com cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado pela Fazenda Amoreira (Nova Santa Helena), conquistando a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata ficou com José Nilson Ceron, do Sítio Irmãos Ceron (Marcelândia) e o Bronze foi para PHB Agropecuária Ltda – Fazenda Renascer (Nova Canaã do Norte).

“Esta etapa do Circuito Nelore mostrou a capacidade dos pecuaristas no trato com a raça Nelore, apresentando animais super precoces e que garantem rentabilidade. A pecuária e a raça Nelore têm se destacado cada vez mais em nossa região e consequentemente em todo o estado”, ressalta Cristiano Braida, responsável pela compra de gado na unidade da Friboi em Colíder.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

 Texto Comunicação Corporativa

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br