Conectado por

Rondônia

Pré-candidaturas de Testoni e Fúria mudam cenário eleitoral em Ouro Preto e Cacoal

Publicado por

em

A abertura do período de convenções partidárias, na segunda-feira (31) com encerramento no próximo dia 16, trouxe algumas surpresas no cenário político regional. Em dois municípios onde a reeleição dos prefeitos era considerada possível o anúncio de pré-candidatos de última hora muda totalmente o rumo das eleições municipais em Cacoal e Ouro Preto do Oeste.

Continua após a publicidade

É que políticos considerados de densidade eleitoral significativa nas urnas, que estavam fora das eleições (prefeito, vice e vereador), adiadas de outubro para novembro próximo resolveram entrar na disputa de última hora. São os casos do deputado estadual Adailton Fúria (PSD), de Cacoal e do ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (DEM).

Não há dúvida que as pré-candidaturas de Alex Testoni em Ouro Preto e Fúria em Cacoal promovem uma reviravolta na política dos dois municípios, pois ambos já demonstraram em eleições anteriores, que têm amplo espaço eleitoral junto ao eleitor.

Empresário bem-sucedido Alex Testoni resolveu testar sua popularidade junto ao eleitorado em 2006, quando foi o deputado estadual mais bem votado no Estado com 13.766 votos, pelo PTN. Renunciou dois anos depois, porque foi eleito prefeito de Ouro Preto do Oeste em 2008 e, em 2012, reeleito com mais de 75% dos votos válidos.

Testoni sempre administrou com punhos de aço, da mesma maneira, que em suas empresas. O trabalho é valorizado, mas ele cobra muito e conseguiu durante os dois mandatos promover mudanças significativas no município, sendo exemplo nas áreas de saúde pública, saneamento básico, educação, cultura, lazer, estradas vicinais transitáveis o ano todo dentre outras realizações.

Foi eleito o melhor prefeito de Rondônia nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Após 4 anos fora da política, Testoni resolveu retornar à ativa.

Em Cacoal o jovem Adailton Fúria (menos de 40 anos) se elegeu vereador em 2012 somando 1.237 votos (2,87% dos votos válidos) e em 2016 resolveu disputar a prefeitura. Ficou na segunda colocação com 12.870 votos, quase 20% dos válidos, perdendo para Glaucione Rodrigues (MDB), que se elegeu com 19.715 votos e 44.90% dos válidos.

Sem mandato eletivo, Fúria passou a trabalhar uma candidatura a deputado estadual. Conseguiu se eleger dois anos depois, em 2018, somando 12.859 votos, (9º entre os 24 eleitos). Recentemente Fúria disse que não iria concorrer a prefeito este ano, mas nos últimos dias mudou de ideia, resolveu colocar seu nome como pré-candidato colocando “pimenta” na disputa pelo comando do Palácio do Café, a partir de janeiro do próximo ano.

A derrota para Glaucione em 2016 na disputa pela prefeitura fortaleceu Fúria. Cacoal elegeu em 2018, além de Fúria à Assembleia Legislativa (Ale), o ex-vice-prefeito de Glaucione, Cirone Deiró (Podemos), 17º colocado com 9.962 votos. Agora a meta do parlamentar é se eleger prefeito, pretensão que não pode ser ignorada, pois já demonstrou que tem boa identificação com a população.

Certamente teremos eleições das mais concorridas em Cacoal. Além de Fúria, duas mulheres estão na disputa e ambas, com currículo eleitoral dos mais respeitáveis. Glaucione passou com sucesso pela Ale e administra com competência o município. Tem falhas, porque é impossível realizar em 4 anos tudo o que a população precisa, mas está dentro da média.

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP), além de presidir o partido no Estado, onde organiza as nominatas para as convenções, vai para a disputa em Cacoal. A princípio Jaqueline e Glaucione dividiam as atenções, mas com a chegada de Fúria a disputa ficou mais renhida, com certeza.

Além de Testoni e Fúria, que resolveram entrar na corrida sucessória municipal, quase no apagar das luzes, mas dentro da quinzena de convenções partidárias para escolha dos candidatos, a espera pela decisão do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) sobre concorrer à reeleição são os assuntos predominantes na política neste período de convenções.

Fonte:Rondonia Dinamica