Conectado por

Amazonas

Postos de saúde em Manaus têm filas de pacientes com sintomas de gripe: ‘saiu monte de gente e continua chegando’


Compartilhe:

Publicado por

em

Postos de saúde de Manaus passaram registrar longas filas nos últimos dias, com pacientes apresentando sintomas de gripe. Por conta do período chuvoso, todo o Amazonas enfrenta aumento no número de casos de síndromes respiratórias graves.

P U B L I C I D A D E

Na entrada do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia, tem muitas pessoas que já foram atendidas ou que estão esperando alguém que entrou.

A reportagem constatou, na noite dessa segunda-feira (13), que a todo momento chega mais gente, que vai ter que enfrentar uma longa fila do lado de fora, porque lá dentro já está lotado.

A autônoma Rosana Silva foi até o SPA do Galileia acompanhar o pai, de 63 anos, que passou sábado e domingo com febre, dor de cabeça e tosse seca.

“Quando a gente chegou era umas 18h30 e já tava lotado. Ele tá sentado aí ainda não foi atendido [por volta de 21h]. Já entrou e saiu um monte de gente e continua chegando”, disse.

 

O industriário Silvio Queiroz teve que deixar a fábrica onde trabalha para buscar atendimento médico.

“Eu tava com sintoma muito forte de dor no corpo, febre, dor de cabeça. To aqui desde uma hora da tarde, e agora que to sendo liberado, 19h30, bastante cansativo. O médico falou que era virose forte, pra tomar os remédios em casa”, informou.

As filas se repetem no SPA da Alvorada, na Zona Centro-Oeste, e no SPA do Coroado, na Zona Leste.

A secretária executiva de políticas em Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, informou à Rede Amazônica que as autoridades acompanham a taxa de ocupação nas unidades. Segundo ela, o alerta no momento é apenas para demandas ambulatoriais.

Postos de saúde em Manaus ficam lotados com pacientes com sintomas gripais. — Foto: Iranilson Valente/Rede Amazônica

Postos de saúde em Manaus ficam lotados com pacientes com sintomas gripais. — Foto: Iranilson Valente/Rede Amazônica

Casos de SRAG em alta

 

No mês de novembro, foram registrados 501 casos de síndromes respiratórias aguda grave (SRAG), sendo 63% deles em Manaus.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde, aumentou também a quantidade de registros de Influenza A. O número saltou de 140 em novembro, para 295 até 9 de dezembro.

Dados da FVS também mostram que, em 2021, a campanha de vacinação contra Influenza no Amazonas atingiu uma cobertura de 73,3%, sendo que a meta é de 90%.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br