Conectado por

Agronegócios

Posso fazer adubação de cobertura em pastagens sem retirar o gado?


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Conforme disse ao Giro do Boi o telespectador Carlos Maia, de Campo Belo-MG, ele quer fazer adubação de cobertura em pastagens. Contudo, ele perguntou se tem problema realizar o manejo sem retirar o gado da área, ou seja, sem vedar o pasto.

Primeiramente, o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, confirmou que não tem problema realizar o manejo desta forma. “Você pode adubar, sim, a área com gado dentro. Não tem problema, não, de intoxicar. […] Se você entrar com a máquina e adubar, distribuir o adubo e for embora, não tem problema nenhum. Não vai intoxicar, não vai ter problema nenhum”, disse em suma.

TEMPO DE RECUPERAÇÃO

Porém, o especialista confirmou que tem diferenças entre realizar a adubação de cobertura em pastagens em área vedada ou não. “Qual é a diferença entre uma área vedada, sem gado, e uma área com gado? É que uma área que está vedada o gado não come a folha bandeira, não come a folha em expansão, que é o terço superior do capim, do perfilho” comentou em resumo.

Segundo Felipini, o terço superior do capim faz entre 70% a 80% da fotossíntese da planta. “Então mesmo você adubando, se o gado comer aquela ponta, a produção cai. E aí demora mais tempo para este pasto subir, para este pasto acumular produção de volumoso. Portanto, o ideal é isolar a área”, orientou.

DICA DO ESPECIALISTA

No entanto, Felipini apontou que se o produtor estiver com o gado passando fome, possível fazer adubação de cobertura em pastagens sem a veda. Desta forma, o zootecnista compartilhou uma dica específica. “Eu recomendo que você aumente a dose. Pode até dobrar a dose de adubo. Aí o adubo extra vai compensar o fato de o gado comer essa parte do capim deste terço superior da planta, que é onde se faz mais fotossíntese. Seria o ponto fraco da pastagem. Se o gado comer aquela ponta ali, retarda o crescimento”, lembrou.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre adubação. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre adubação de cobertura em pastagens:

Canalrural.com.br

Publicidade
Betfair

ALE-RO

ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento