Conectado por

Rondônia

Porto Velho adere a projeto que busca conexão de cidades com florestas


Compartilhe:

Publicado por

em

BRASÍLIA: Promover a conexão entre cidades e florestas. Esse é o objetivo da iniciativa Cities4Forests que o WRI Brasil apresentado ao secretário Robson Damasceno e a técnicos da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- SEMA em Brasília.

A assinatura do Prefeito Hildon Chaves e a adesão de Porto Velho ocorre no âmbito da 75ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília/DF.

Além de Porto Velho, outras três cidades (Palmas, Macapá e São Luís) já contabilizaram a adesão à rede global. Segundono prefeito Hildon Chaves, a cidade de Porto Velho também trabalhará em parceria com as florestas para combater as mudanças climáticas, proteger bacias hidrográficas e a biodiversidade.

As cidades que compõem o projeto, além de Porto Velho, são Campinas, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Palmas, Macapá e São Luiz.
Esse projeto tem como princípio desenvolver ações em prol das florestas nas escalas – 1) urbana, 2) próximas às cidades e 3) distantes das cidades.
“Essa adesão será fundamental para nossa cidade que é uma capital amazônica. Principal foco é que as florestas agreguem valores ao município. Teremos muito apoio técnico nacional e internacional que deverá fortalecer não só a gestão ambiental do Município, mas também a urbana.”, explicou Hildon.

Além disso, o projeto também compreende soluções para assistência técnica, ferramentas, engajamento dos cidadãos, seminários e eventos, grupos de trabalho, orientação científica e políticas públicas e busca de recursos.

Cities4Forests

O Programa Cities4Forests é uma coalizão voluntária de cidades do mundo inteiro para lidar com o desafio de preservar e gerir as florestas e tem a parceria da FNP. O projeto está diretamente ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, quando amplia o conhecimento técnico sobre Água e Saneamento (ODS 6), Cidades Sustentáveis (ODS 11), Mudanças Climáticas (ODS 12) e Vida Terrestre (ODS 15).

Para fazer parte, as cidades precisão assinar uma declaração, comprometendo-se em promover a conservação de florestas e manter o crescimento urbano em harmonia com esses espaços.

O que foi realizado pelo Prefeito Hildon Chaves na manhã desta segunda feira (25).