Conectado por

Ariquemes

Por baixo estoque, apenas crianças estão sendo vacinadas contra o sarampo em Ariquemes, RO


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, anunciou nesta semana que as vacinas contra o sarampo serão priorizadas paras as crianças de até quatro anos. A medida começou a funcionar na última quinta-feira (15) e a informação foi afixada em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Segundo a gerente de vigilância em saúde, Ândrea Gaspar, a ação acontece devido a grande procura de adultos pela imunização, o que fez com que o estoque das doses diminuísse, sendo que a meta no grupo prioritário das crianças ainda não foi atingida.

“Nós estamos intensificando a vacinação para essa faixa etária e nós não vamos atender outras faixas etárias para a vacina contra o sarampo até alcançarmos a meta vacinal. É importante lembrar que nessa faixa etária é que a doença se complica mais, então precisamos garantir a cobertura vacinal”, destacou Ândrea.

De acordo com a Semsau, o município recebeu 10.700 doses da vacina e até o momento foram imunizadas cerca de nove mil pessoas entre crianças e adultos. A meta em Ariquemes é 6.218 crianças, mas atualmente apenas 4.782 foram imunizadas.

Segundo a gerente de vigilância em saúde, embora a vacina possa ser administrada até os 49 anos, as demais faixas etárias se subentendem que já houve exposição pela vacina e que a pessoa já está imunizada.

“O adulto que precisar tomar essa vacina e não tem o comprovante, ele poderá em outro momento, estar procurando as unidades de saúde, porque hoje estamos sofrendo um desabastecimento da vacina de sarampo”, explicou Ândrea Gaspar.

Pais ou responsáveis devem levar as crianças de até 4 anos em uma das UBS do município (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Pais ou responsáveis devem levar as crianças de até 4 anos em uma das UBS do município (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Durante a semana, os pais ou responsáveis podem levar as crianças para receberem a vacina em alguma UBS mais próxima da residência, onde de segundas a quintas-feiras, o horário de atendimento é das 7h às 12h e das 14h às 17h. Já nas sextas-feiras, o atendimento acontece das 7h às 12h.

Dia D

No próximo sábado (18), acontecerá o “Dia D” de vacinação contra o sarampo e a poliomelite, mas elas serão exclusivas para as crianças de até quatro anos, pois o município não possui vacinas em estoque para as demais faixas etárias. O atendimento será em todas as nove UBS do município das 8h às 17h.