Conectado por

Acre

Polícia investiga se motorista de ônibus que tombou com alunos no Acre está com CNH suspensa


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Civil do Acre pediu, na manhã desta quarta-feira (14), informações junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), para confirmar se o motorista do ônibus escolar, que tombou com três equipes de basquete, está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.

P U B L I C I D A D E

O ônibus que transportava 31 alunos tombou na BR-364, interior do Acre, e matou a estudante Kelly Pereira, de 15 anos. Em depoimento, na terça-feira (13), o condutor falou que sentiu um ‘puxão’ na direção e perdeu o controle do veículo. Já a polícia acredita em descuido.

“Não tenho como afirmar isso categoricamente [ se a CNH está suspensa] porque tenho que afirmar isso através do inquérito e nós não temos essa informação. Estamos fazendo essas pesquisas para verificar de onde partiu essa decisão e se ele foi notificado”, informou o delegado Lindomar Ventura, que comanda as investigações sobre o acidente.

O delegado disse que não foi possível fazer a averiguação ainda na terça-feira (13), e disse que encaminhou ofício ao Detran-AC para saber qual a ordem que existe.

“Vamos verificar também no sistema do Tribunal de Justiça, porque isso deve ter partido de alguma decisão judicial, para a gente poder responder de fato e dizer que já consta no inquérito”, pontua.

Ventura disse que, a princípio, na oitiva do motorista, o foco foi levantar informações sobre o acidente. Além disso, o delegado informou que a CNH dele corresponde com a categoria para conduzir o ônibus e que a validade do documento seria 2021.

No ônibus, três equipes de basquete seguiam para Cruzeiro do Sul, onde disputariam as finais dos Jogos Escolares. Duas dessas equipes eram do Colégio Acreano, de Rio Branco, e uma da Escola Divina Providência, de Xapuri, interior do Acre.

Depoimento

Acidente com ônibus escolar deixou alunos e representantes de delegações feridos na BR-364 — Foto: Clodoildo Nascimento/Arquivo pessoal

Acidente com ônibus escolar deixou alunos e representantes de delegações feridos na BR-364 — Foto: Clodoildo Nascimento/Arquivo pessoal

Em depoimento, o motorista afirmou que sentiu um ‘puxão’ na direção e perdeu o controle do veículo. Logo após, o ônibus tombou para esquerda e caiu em uma ribanceira. A estudante Kelly Pereira, de 15 anos, morreu no local do acidente.

“É muito cedo para a gente afirmar o que aconteceu, porque só temos a versão do motorista até o momento, temos que ouvir outras pessoas que estavam no ônibus. O pneu, logicamente, virou para esquerda e fez uma grande força e, segundo ele, tentou trazer o ônibus de volta e não conseguiu”, informou o delegado.

Ainda segundo Ventura, os passageiros devem começar a ser ouvidos nesta quarta em Rio Branco. Ele não soube informar qual o delegado vai ficar responsável por ouvir os depoimentos.

Em entrevista à Rede Amazônica na segunda (12), a adolescente Jociely Taline contou que minutos antes do acidente escutou um chiado, depois o ônibus bateu no meio-fio e começou a girar. A mãe dela teria gritado para chamar à atenção do motorista.

O motorista confirmou a situação para o delegado no depoimento. Segundo Ventura, o condutor afirmou que tudo aconteceu em fração de segundos.

“Quando voltou a atenção, não conseguiu mais trazer o ônibus para pista, que entrou na pista contrária, atravessou o meio-fio, saiu pela lateral e tombou. A princípio, o local não tem buraco, tinha boa visibilidade, ainda tinha luz do dia, o trânsito reduzido. Velocidade, pelo o que pudemos observar e vai ser confirmada pela perícia, não era muito acima do permitido”, relatou.

Velocidade

O motorista alegou ainda que estava entre 70 a 80 quilômetros por hora no momento do acidente. Ventura diz que deve começar a ouvir as demais vítimas, que já voltaram para Rio Branco, nesta quarta (14).

“Vamos ouvir a grande maioria [das vítimas]. Tem essa mulher que gritou e não sabemos quem é, tem outro professor que vamos ouvir. Como voltaram agora, e há ainda um abalo, estavam vindo para um jogo e acontece uma tragédia dessa, então, a partir de amanhã vamos ouvir essas pessoas”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br