Conectado por

Rondônia

Polícia comunitária e gestão pela qualidade serão eixos focados pelo novo comandante do 5º BPM


Compartilhe:

Publicado por

em

Desempenhar um comando alicerçado nos pilares doutrinários de Polícia Comunitária e gestão pela qualidade, estando comprometido com a promoção da melhoria da segurança pública foi destacado pelo major PM Renato Acácio Canhoni Suffi ao assumir o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar em substituição do major PM Glauber Ilton de Sousa Souto que foi designado para comandar o Batalhão de Polícia Ambiental. A formatura de passagem de comando aconteceu na manhã de sexta-feira (31), com a presença do comandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.

O comandante substituído, major PM Glauber Souto, ressaltou a importância do 5º BPM e a sociedade estarem conectados. O oficial ficou no comando do Batalhão por dois anos, período que várias ações foram desenvolvidas. Nos últimos dois anos, ressaltou o major Glauber Souto, o 5º BPM apreendeu 481 armas de fogo, recapturou quase mil foragidos, 1.616 veículos produtos de furto e roubo foram recuperados, além de trabalhos com a comunidade, citando, por exemplo, o atendimento a mais de mil alunos entre crianças e adolescentes em projetos sociais que o Batalhão desenvolve.

Também nos últimos dois anos, o 5º Batalhão conseguiu reduzir a criminalidade, principalmente no bairro Jardim Santana, com 68% de redução. O major Glauber Souto também destacou a redução histórica dos crimes violentos na zona Leste de Porto Velho, citando crimes como homicídios e roubos.

“Destaco a importância do Batalhão que está sempre pronto para servir e proteger a maior população do Estado. Agradeço a Deus pelo tempo que comandei este Batalhão e enalteço o comprometimento de cada policial militar deste Batalhão capazes de superar desafios ainda maiores. Agradeço ao comando da Polícia Militar de Rondônia por ter confiado no meu trabalho e, agora, parto para outro desafio dentro da Corporação”, argumentou o major.

DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO

Ao assumir o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar, o major PM Suffi também chamou atenção para o foco que será a parte operacional propriamente dito, para oferecer à sociedade uma polícia mais próxima, trabalhando de forma cirúrgica nas ações contra a criminalidade. “Uma coisa é certa: não faltará dedicação, comprometimento e incansável vontade de sempre fazer mais e mais. Sei que teremos desafios, mas com a tropa que tem em sua história, uma dedicação descomunal, apegada a valores que a sustentam e lhe dão coesão, com forte senso de responsabilidade social, consciente da necessidade de ir além do que prescreve a destinação tradicional de uma força policial, torna todo meu planejamento possível”, enfatizou.

O novo comandante do Batalhão fala em manter o padrão da Polícia Militar, em estar próximo da sociedade, em busca do melhor resultado, honrando o lema lealdade disciplina e constância.

Formatura de passagem de comando foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 31

“Ao comando da corporação meu muito obrigado por acreditar na minha capacidade, grato pela confiança que estão depositando em mim. Ao major Glauber muito obrigado por todo trabalho até aqui, aos veteranos eu afirmo que o 5º manterá o carinho pelos senhores e pelos anos doados a este Batalhão sem igual, como morador da zona Leste e membro da Briosa PM, meu muito obrigado e espero poder contar com os senhores nesta honrosa, porém dificultosa missão”, disse o major Suffi.

Após o rito de passagem de comando, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo, enalteceu todo o trabalhos desempenhado pelo comandante substituído e reforçou que os dois oficiais são de grande responsabilidade e competência.

Após lembrar que as atenções também estão voltadas para a construção da nova sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, o comandante geral falou com satisfação o fato da Polícia Militar de Rondônia está entre as melhores do Brasil, deixando claro o comprometimento do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, que tem dado atenção especial à Corporação.

AUTORIDADES PRESENTES

Dentre as autoridades presentes também estavam o subcomandante da Policia Militar, coronel PM Rildo José Flores; o chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; diretor geral de Estradas e Rodagens, Erasmo Meireles; superintendente de Comunicação do Estado, Lenilson Guedes; deputados estaduais – Eyder Brasil e Jhony Paixão; bem como outras autoridades civis e militares.

Secom – Governo de Rondônia