Conectado por

Concursos

Polícia Civil do DF divulga novas datas de provas de concursos para agente e escrivão; são 2,1 mil vagas


Compartilhe:

Publicado por

em

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou, nesta sexta-feira (11), as novas datas das provas dos concursos para agente e escrivão da corporação. As seleções estavam marcadas inicialmente para o ano passado, mas foram suspensas duas vezes, em razão pandemia de Covid-19.

De acordo com os editais de retomada do concurso, publicados no Diário Oficial desta sexta, as provas objetivas e discursivas de escrivão serão aplicadas no dia 21 de agosto de 2021. Já os exames para o cargo de agente de polícia ocorrem em 22 de agosto de 2021.

Ao todo, são mais de 2,1 mil vagas (veja mais abaixo). Os concursos são organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). De acordo com a Polícia Civil, as provas objetivas terão duração de 4 horas e 30 minutos.

Ainda segundo a PCDF, no dia 13 de agosto, o Cebraspe vai divulgar os editais com as informações sobre os locais e os horários de realização das provas objetivas e discursivas, além das medidas de proteção contra a Covid-19, e as demais datas do concurso.

Concurso para escrivão

O edital do concurso para escrivão foi publicado em dezembro de 2019. O certame prevê 300 vagas, com salários de R$ 8.698,78. Na época, a prova estava marcada para 15 de março de 2020, mas foi adiada por causa da pandemia.

A seleção dos novos escrivães tem duas etapas. A primeira é a realização da prova objetiva e discursiva de conhecimentos básicos do funcionalismo público e os específicos da área. Quem atingir a pontuação mínima exigida, realizará a prova prática de digitação. O edital prevê ainda uma avaliação física e psicológica.

O escrivão é responsável por controlar as atividades específicas de cartório na Polícia Civil. Ele também acompanha diligências externas. Além disso, registra e providencia o recolhimento da prestação de contas.

Concurso para agente

Já o concurso para agente da Polícia Civil foi divulgado em julho de 2020. Inicialmente as provas estavam previstas para acontecer no dia 18 de outubro.

No edital, estão previstas 1,8 mil vagas, sendo 600 para preenchimento imediato e 1,2 mil para cadastro reserva. O salário é de R$ 8.698,78.

Nesta seleção, além de fazer as provas objetivas, os candidatos também terão que passar por prova discursiva e física, além de avaliação médica e análise de vida pregressa.

G1.globo.com.br