Conectado por

Pimenta Bueno

Plano de ação em desenvolvimento por participantes do evento já tem data máxima a ser apresentado


Compartilhe:

Publicado por

em

Participantes do programa LIDER têm até 2027 para apresentar e entregar o projeto pronto para a comunidade

A data máxima prevista para apresentar o projeto de desenvolvimento regional é dia 24 de novembro de 2027, mas a ideia é divulgá-lo para a comunidade antecipadamente. O objetivo do grupo de trabalho é alinhar as demandas dos planos locais e o crescimento econômico, manter a convergência das políticas públicas municipais e de fomentos estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo.

Durante o segundo dia do encontro referente ao sexto módulo do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), a integrante do grupo Rosane Dalanhol conta sobre a data máxima para entregar o plano de ação: “Esse é o sexto encontro, e todo mês, em dois dias, nós nos doamos e vivenciamos intensamente para fazer o projeto. E já temos uma data definida – que é dia 24 de novembro de 2027 – em que teremos que entregar esse projeto pronto. Nós vamos apresentar antes para a comunidade”.

Para a facilitadora Cláudia Marcondes, o objetivo é trabalhar esse processo, pensando mais estrategicamente nos resultados. Dessa forma, os participantes estarão capacitados e estimulados a partirem para a ação. “Do encontro passado pra cá, eles estão trabalhando visão, missão e valores da região centro-leste. A partir do próximo encontro, que é o 7º, eles já trabalharão mais a parte do plano de ação e, no 8º encontro, já vão se preparar para apresentar o projeto para a comunidade. Então, eles estão trabalhando esse caminho”, explica a facilitadora.

A participante do evento Nathane Geik Klems confessa que, no início, não sabia muito bem o que seria o programa, mas ao longo dos encontros tudo foi ficando mais claro: “Eu tenho uma expectativa muito grande quanto a esse programa. No início, eu não tinha muita, pois não conseguia entender onde eles queriam chegar, só que, com o desenvolvimento da ideia, eles conseguem trazer toda uma terminologia de como a gente deve atuar para melhorar nossa região econômica e social. Eu acho muito bacana e, se colocarmos em prática da forma como estamos fazendo aqui, vai ser excelente para nossa região”.

“Você começa a ter conhecimento de todas as áreas do seu estado. A gente vê qual é a dificuldade, os pontos fortes, o que podemos melhorar, e esse programa está aí para desenvolver essas áreas”, conta outro participante do evento, Grelson Campos.

Segundo Elani Satelis, analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, a união entre os setores e as regiões é de extrema importância. “O Programa LIDER vem trabalhando as lideranças da região de Pimenta Bueno e Cacoal, para que, juntas, possam criar um plano de desenvolvimento. Os módulos são revezados e, hoje, está sendo realizado, aqui em Pimenta Bueno, o 6º módulo – em Cacoal será o 7º módulo, e o 8º, aqui em Pimenta, novamente. O objetivo dessa interação é que possamos unir essas duas regiões, porque vemos que são regiões fortíssimas e que precisam mobilizar essas lideranças locais e qualificá-las”, afirma a gestora.

Ao longo dos encontros, a expectativa para ver o crescimento econômico da região aumenta cada vez mais. De acordo com Aparecido Filipini Neves, participante do evento, “a expectativa é que esse instrumento que será entregue para a população no final desses encontros resgate um pouco da nossa potencialidade e que seja transformada de fato em desenvolvimento para nossa região e, assim, conseguir trazer riqueza pra nossa população”.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o  sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *