Conectado por

Polícia

PF investiga supostas fraudes na emissão de declarações de programa da Emater-RO

Publicado por

em

A Polícia Federal (PF) deflagrou na tarde desta quinta-feira (25) a Operação Triumphi Pudore para desarticular um suposto esquema na Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) por fraudes na emissão e renovação de Declarações de Aptidão ao Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural (Pronaf).

Continua após a publicidade

De acordo com as investigações, o objetivo dos suspeitos era viabilizar a aquisição de financiamentos fraudulentos em instituições financeiras com recursos federais através do preenchimento de dados falsos no sistema.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho e no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari. O valor total das contratações falsas ultrapassa os R$ 2 milhões, conforme a PF.

Os investigados serão ouvidos na sede da PF e poderão responder por crimes como falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e obtenção fraudulenta de financiamento mediante instituição financeira.

Ao G1, a Emater informou, em nota, que técnicos apuraram inconsistência nas informações lançadas no sistema. Por isso, a direção da entidade pediu que a PF investigasse o caso por se tratar de recurso federal. Disse também que “não compactua com esse tipo de serviço” (veja íntegra abaixo).

Veja o que diz a Emater sobre a operação:

Desde que a nova direção da Emater-RO assumiu a entidade, foi realizado os levantamentos técnico onde se apurou inconsistência nas informações lançadas no sistema dapweb, ao qual a própria direção protocolou o pedido de investigação na Polícia Federal por se tratar de recursos federal.

A direção da Emater-RO não compactua com esse tipo de serviço e após receber várias denúncias a mesma através do seu jurídico protocolou os pedidos de investigações no MP e PF, Há mais de 6 meses, onde a mesma ajudou mas investigações com a liberação de IPs de máquinas e acompanhamento ao sistema de emissão de DAPs. O que acarretou com a realização dessa ação de hoje. (G1)