Conectado por

Municípios

Pessoas com comorbidades serão imunizadas com vacina Pfizer em Porto Velho, diz prefeitura


Compartilhe:

Publicado por

em

Rondônia vai receber esta semana 3.510 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTec. O Ministério da Saúde começou os envios para os estados nesta segunda-feira (3). A vacina será destinada às capitais e serão administradas em 1ª dose. É a primeira vez que o estado recebe o imunizante desse laboratório.

Segundo a prefeitura de Porto Velho, a vacina será destinada inicialmente a pessoas com comorbidades, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.

As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Devido o pouco tempo de armazenamento, as doses estão sendo disponibilizadas apenas para as capitais. Também por isso, os distritos de Porto Velho não receberão doses dessa vacina.

Segundo a prefeitura, o refrigeradores necessários para o armazenamento correto do imunizante serão enviados pelo Ministério da Saúde.

A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

G1.globo.com