Conectado por

Religião

Pessoas boas sofrem – por quê?


Compartilhe:

Publicado por

em

Visto que Jeová Deus * é o Criador de todas as coisas e o Todo-Poderoso, muitas pessoas o consideram responsável por tudo o que acontece no mundo, incluindo o que é mau. Mas veja o que a Bíblia diz sobre o Deus verdadeiro:

  • “Jeová é justo em todos os seus caminhos.” — Salmo 145:17.

  • “Todos os caminhos [de Deus] são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” — Deuteronômio 32:4.

  • “Jeová é mui terno em afeição e é misericordioso.” — Tiago 5:11.

P U B L I C I D A D E

Deus não é responsável pelas coisas ruins que acontecem. Mas será que ele induz as pessoas a fazer o que é errado? Com certeza não. As Escrituras dizem: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus’”. Por quê? Porque “por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém”. (Tiago 1:13) Deus não prova, ou testa, uma pessoa por criar situações que a levem a fazer coisas más; ele também não faz com que coisas ruins aconteçam. Então, quem ou o que deve levar a culpa quando ocorrem coisas ruins?

NO LUGAR ERRADO NA HORA ERRADA

A Bíblia identifica um dos motivos do sofrimento humano: “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos.” (Eclesiastes 9:11) Se uma pessoa será afetada ou não por algo inesperado depende muito de onde ela estará no momento. Há quase 2 mil anos, Jesus Cristo falou sobre uma tragédia que tirou a vida de 18 pessoas quando uma torre caiu sobre elas. (Lucas 13:1-5) Essas pessoas não morreram por causa da forma como levavam sua vida; elas simplesmente estavam no lugar errado na hora errada. Outro exemplo foi o que aconteceu em janeiro de 2010, quando um terremoto devastou o Haiti. O governo haitiano informou que 300 mil pessoas morreram. Entre os mortos havia tanto pessoas boas como más. Ainda outro exemplo são as doenças, que podem afligir qualquer pessoa a qualquer hora.

Por que Deus não protege as pessoas boas contra tragédias?

Alguns talvez se perguntem: ‘Deus não poderia impedir que as tragédias acontecessem? Ele não poderia proteger as pessoas boas?’ Para fazer isso, Deus teria de saber com antecedência quando coisas ruins vão acontecer. Embora Deus tenha a capacidade de saber o futuro, será que ele sempre usa seu poder para prever coisas assim? — Isaías 42:9.

As Escrituras dizem: “Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” (Salmo 115:3Nova Versão Internacional) Jeová tem poder ilimitado, mas ele usa esse poder apenas quando julga necessário. Isso também se aplica ao que ele  decide prever. Por exemplo, por causa da maldade que havia nas antigas cidades de Sodoma e Gomorra, Deus disse ao patriarca Abraão: ‘Estou resolvido a descer para ver se de fato agem segundo o clamor sobre isso, que tem chegado a mim, e se não for assim, ficarei sabendo disso.’ (Gênesis 18:20, 21) Por algum tempo, Jeová decidiu não saber até que ponto havia chegado a maldade naquelas cidades. Vemos assim que Jeová pode decidir não prever todas as coisas. (Gênesis 22:12) Isso de forma alguma indica imperfeição ou fraqueza da parte de Deus. Visto que é ‘perfeito em sua atuação’, ele harmoniza sua habilidade de prever o futuro com seu propósito, e nunca obriga os humanos a seguir um determinado caminho. * (Deuteronômio 32:4) Por isso, podemos concluir que Deus usa sua capacidade de prever o futuro de forma seletiva e criteriosa.

Uma mulher num estacionamento prestes a se tornar vítima de um crime

Por que Deus não protege as pessoas boas contra o crime?

A CULPA É DOS HUMANOS?

Parte da culpa pela maldade é dos humanos. Note como a Bíblia descreve os passos que podem levar à maldade. “Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte.” (Tiago 1:14, 15) Agir de acordo com desejos impróprios sempre traz consequências ruins. (Romanos 7:21-23) A História mostra que os humanos têm feito coisas horríveis e causado muito sofrimento. Além disso, pessoas perversas podem induzir outras a se tornarem corruptas, perpetuando assim a maldade. — Provérbios 1:10-16.

Os humanos têm feito coisas horríveis e causado muito sofrimento

Por que Deus não interfere impedindo que as pessoas façam coisas ruins? Para saber, considere como o homem foi feito. As Escrituras dizem que Deus criou o homem à sua própria imagem. Em outras palavras, os humanos têm capacidade para demonstrar as qualidades de Deus. (Gênesis 1:26) Visto que os humanos têm livre-arbítrio, eles podem escolher amar e ser leais a Deus por fazer o que ele diz ser correto. (Deuteronômio 30:19, 20) Se Deus obrigasse as pessoas a seguir certo proceder, ele estaria anulando nosso livre-arbítrio. Os humanos seriam como robôs, fazendo apenas aquilo para o qual foram programados. O mesmo aconteceria se o destino, ou Kismet, comandasse tudo o que fazemos e o que acontece em nossa vida. Que bom que Deus permite que tomemos nossas próprias decisões! Mas isso não significa que o dano causado pelos humanos e suas escolhas erradas afligirá a humanidade para sempre.

 O CARMA É UMA DAS CAUSAS DE NOSSO SOFRIMENTO?

Se você fizesse a pergunta na capa desta revista a alguém de formação budista ou hindu, provavelmente ouviria a seguinte resposta: “As pessoas sofrem por causa da lei do carma. Elas estão pagando pelo que fizeram em vidas passadas.” *

O que a Bíblia diz sobre a morte é diferente do que diz o ensino do carma. No jardim do Éden, onde a humanidade se originou, o Criador disse ao primeiro homem, Adão: “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” (Gênesis 2:16, 17) Se Adão não tivesse pecado por desobedecer a Deus, ele teria vivido para sempre. A morte foi a punição pela desobediência a Deus. Então, quando Adão e Eva tiveram filhos, “a morte se espalhou a todos os homens”. (Romanos 5:12) Por isso, podemos dizer que “o salário pago pelo pecado é a morte”. (Romanos 6:23) A Bíblia também explica: “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.” (Romanos 6:7) Ou seja, depois da morte, as pessoas não continuam pagando pelos seus pecados.

Milhões de pessoas atribuem o sofrimento humano ao carma. Quem pensa assim aceita de forma passiva seu sofrimento e o de outros. Mas esse conceito não dá a esperança de que um dia as coisas ruins deixarão de existir. Segundo a crença do carma, a única esperança da pessoa é se libertar dos ciclos de renascimento por ter um comportamento socialmente aceitável e um conhecimento especial. É claro que essas ideias são bem diferentes daquilo que a Bíblia diz. *

O PRINCIPAL CULPADO

Uma mão segurando o globo terrestre

Você sabia que o principal causador do sofrimento é Satanás, “o governante do mundo”? — João 14:30

No entanto, o principal culpado pela maldade não é o homem. Satanás, o Diabo, que a princípio era um anjo fiel de Deus, “não permaneceu firme na verdade” e trouxe o pecado ao mundo. (João 8:44) Ele incitou a rebelião no jardim do Éden. (Gênesis 3:1-5) Jesus Cristo o chamou de “iníquo” e de “o governante do mundo”. (Mateus 6:13; João 14:30) A humanidade em geral faz o que Satanás deseja por ignorar os caminhos justos de Jeová. (1 João 2:15, 16) “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, diz 1 João 5:19. Há outras criaturas espirituais que se tornaram perversas e tomaram o lado de Satanás. A Bíblia mostra que Satanás e seus demônios estão “desencaminhando toda a terra habitada”, causando sofrimento, ou ‘ais’, na Terra. (Revelação [Apocalipse] 12:9, 12) Por isso, o principal culpado pela maldade é Satanás, o Diabo.

https://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/wp20140701/por-que-pessoas-boas-sofrem/

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br