Conectado por

Geral

Pesquisa traz dados inéditos sobre o Mercado de Créditos no Brasil


Compartilhe:

Publicado por

em

Em mais uma iniciativa da série Panorama Brasil, a pesquisa da Oliver Wyman traz dados sobre a necessidade da adoção de uma agenda para a retomada do crescimento sustentável no país.

A empresa líder mundial em consultoria de gestão, Oliver Wyman, divulga o seu mais novo estudo, agora com dados exclusivos sobre o Mercado de Créditos no Brasil. O trabalho, na íntegra, apresentado nesta tarde, na USP, em São Paulo, aponta para fatores relacionados ao ambiente de negócios, segurança jurídica, proteção a credores e custos da intermediação, fundamentais para que um mercado de crédito ativo se estabeleça.

Para Ana Carla Abrão, sócia e Market Leader da Oliver Wyman, acesso ao crédito é fundamental para haver crescimento econômico. Um mercado de crédito bem desenvolvido ajuda a identificar e a viabilizar os melhores projetos resultando em uma melhor alocação de recursos da sociedade, cada vez mais relevante para a redescoberta do caminho de um crescimento sustentável”, afirma Abrão.

A pesquisa aponta também os diferentes ciclos desse mercado no Brasil – houve períodos marcados por avanços institucionais relevantes e outros em que intervenções diretas representam algum retrocesso e custo fiscal sem, no entanto, apresentar impactos positivos nos campos econômico/social.

“Entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000, vivemos um período de reformas microeconômicas com impactos significativos sobre o mercado de crédito. Algumas dessas medidas alteraram estruturalmente o mercado, como o crédito consignado (2003), a lei de alienação fiduciária (2004) e a lei de recuperação de empresas (2005). Outras se mostraram insustentáveis e se revelaram negativas para o mercado, caso da ampliação do crédito subsidiado e da política de juros baixos dos bancos públicos”, afirma a executiva da Oliver Wyman.

Desta forma, o material destaca uma agenda a ser retomada para que seja possível atacar questões estruturais deste setor e, assim, retomar o ciclo de expansão. Abaixo, alguns pontos da agenda, detalhados no estudo:

  • Acesso limitado à informação
  • Precificação realizada hoje não reflete o risco de crédito do cliente
  • Recuperação de crédito no Brasil: morosa e com altos custos
  • Insegurança jurídica elevada
  • Altos custos regulatórios de intermediação financeira
  • Escassez de fontes alternativas e distorções do crédito direcionado.

Além disso, há uma agenda de reformas microeconômicas, fundamental para garantir o crescimento saudável do crédito, que deverá focar em:

  • Ampliação do cadastro positivo
  • Melhoria no sistema de garantias
  • Facilitação de retomada extrajudicial de garantias
  • Fomento ao uso de fundos garantidores de crédito
  • Regulação do mercado imobiliário
  • Redução dos depósitos compulsórios
  • Simplificação dos processos
  • Fomento à competição e Desenvolvimento do mercado de capitais.

O estudo “Mercado de Créditos no Brasil” faz parte da série Panorama Brasil, uma iniciativa da Oliver Wyman e que tem como objetivo contribuir com o diagnóstico e apoiar o debate necessário para que o país entre numa trajetória sustentável de crescimento.

Sobre a Oliver Wyman

A Oliver Wyman é uma empresa líder mundial em consultoria de gestão. Com escritórios em mais de 50 cidades em 26 países, a Oliver Wyman combina o profundo conhecimento da indústria com expertise especializada em estratégia, operações, gestão de risco e transformação da organização. A empresa tem mais de 4700 colaboradores em todo o mundo, que auxiliam seus clientes a otimizar seus negócios, melhorar suas operações e seu perfil de risco, assim como acelerar seu desempenho organizacional para aproveitar ao máximo as melhores oportunidades. A Oliver Wyman é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC). Para mais informações, visite: www.oliverwyman.com. E siga a Oliver Wyman no Twitter: @OliverWyman.

O aplicativo “Oliver Wyman Ideas” também está disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android) e conta com centenas de estudos e insights globais. Acesse e baixe o app (em inglês).

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento