Conectado por

Mato Grosso

Pesquisa mineral do Projeto Aripuanã inicia nova fase


Compartilhe:

Publicado por

em

A Nexa iniciará uma nova etapa de pesquisa mineral com vistas à futura operação da mina de zinco em Aripuanã-MT, por meio da abertura de uma galeria de exploração.

P U B L I C I D A D E

“Vamos poder conhecer como será a mina por dentro. Todas as informações que até hoje dispomos são por conta das sondagens que realizamos aqui de fora, da superfície. Agora será possível conhecer em mais detalhes a mina que vamos operar”, afirma o gerente geral do projeto Marcelo Costa.

Retomada da pavimentação da BR-174 está mais próxima com liberação de recurso do Dnit

Até o final do ano serão realizados os trabalhos de infraestrutura de superfície para, no início de 2019, iniciar a abertura do túnel da galeria. “A instalação da galeria é parte do detalhamento da pesquisa mineral. Não é a implantação do projeto, pois ainda estamos na fase de licenciamento ambiental. Não temos autorização para operar a mina, mas sim apenas pesquisar”, explica Costa.

Esse trabalho será todo realizado por um fornecedor da empresa. Nesta fase, o conhecimento técnico é essencial para execução das atividades. Parte das funções necessárias para esta etapa requerem profissionais com qualificações específicas. “Em alguns casos, exige profissionais já habilitados para atuar em condições semelhantes àquelas de uma mina subterrânea”, explica Marcelo Costa.

A orientação da Nexa ao seu fornecedor, porém, é para que seja dada preferência para a contratação de mão-de-obra local. Importante ressaltar que estas vagas são temporárias e não têm relação com a futura operação da mina.

“Os futuros empregos definitivos virão com a capacitação da mão-de-obra para a implantação do projeto completo e sua operação”, conclui o gerente geral do projeto. As capacitações estão previstas para terem início no segundo semestre e serão devidamente informadas à população pela Nexa quando da abertura das inscrições.

O Projeto Aripuanã prevê a extração e beneficiamento dos minérios zinco, cobre e chumbo, com previsão de início de operação para o final de 2020. O projeto está em fase de licenciamento ambiental, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

Sobre a Nexa

Somos Nexa, uma mineradora global de zinco, cobre, chumbo e outros elementos essenciais em nossas vidas. Com mais de 60 anos de experiência no Brasil e no Peru, estamos entre as cinco maiores produtoras de zinco no mundo e mantemos uma posição de liderança na América do Sul. Fazemos parte do portfólio de empresas investidas da Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina, e temos ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque (NYSE) e Toronto (TSX). Acreditamos que, quando extraímos o melhor do presente, alcançamos um futuro melhor para todos.  

Publicidade
Imperdível! Fazenda em Aripuanã próxima Mineradora da Votorantim Metais e Nexa

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br