Conectado por

Saúde

Pesquisa aponta sintomas mais comuns da Covid-19 entre brasileiros

Publicado por

em

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgaram um estudo preliminar com os 11 sintomas mais comuns associados à Covid-19 relatados pelos brasileiros. Dor de cabeça, mudanças no olfato ou paladar e febre estão no topo da lista.

Continua após a publicidade

As informações foram publicadas no site medRxiv, na quarta-feira (12/8), e surgiram a partir da pesquisa Epicovid-19, coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, com parte do financiamento bancado pelo Ministério da Saúde. O objetivo da Epicovid-19 é medir a prevalência do coronavírus no país e avaliar a velocidade de propagação da doença.

O estudo publicado se refere a entrevistas feitas com 33.205 pessoas em 133 cidades do país – o DF e todos os estados brasileiros foram visitados. Os participantes foram avaliados entre 21 e 24 de junho, com testes rápidos de detecção de anticorpos para constatar se já haviam tido contato com o novo coronavírus. Os resultados dos testes só foram conhecidos após as entrevistas para que não influenciassem nas respostas dos voluntários.

Dos 849 participantes que testaram positivo, 12,1% eram assintomáticos e 87,9% relataram algum sintoma. Os mais comuns foram: dor de cabeça (58%), mudanças no olfato ou paladar (56,5%), febre (52,1%), tosse (47,7%), dor no corpo (44,1%), dor de garganta (33,8%), diarreia (25,6%), dificuldade de respirar (23,1%), tremores (20,5%), palpitação (20%) e vômitos (9,5%). As informações são importantes para ajudar na formulação de diagnósticos.

Metropoles