Conectado por

Agronegócios

Pecuária depende de bom aproveitamento nutricional já na entrada das águas


Compartilhe:

Publicado por

em

Pecuarista precisa saber aproveitar período para produzir alimentos de qualidade para a época da estiagem

A entrada das águas, época de chuvas principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste, acontece entre os meses de outubro e março. Nesse período, ocorre cerca de 70 a 90% da produção anual de forragem para a pecuária, tornando o bom aproveitamento dos recursos de vital importância para a produção de bons alimentos para a época de estiagem. “Nesse período, temos uma melhor disponibilidade e qualidade de forragem, a qual aliada a um bom planejamento nutricional, resulta em aumentos consideráveis nos níveis de produtividade do rebanho nos diversos sistemas de produção a pasto”, explica Renato Burim, Gerente Comercial Nacional da Nutricorp.

Segundo Burim, no Brasil temos duas estações bem definidas (água e seca) e as diferenças na produção, qualidade e disponibilidade na forragem afetam diretamente a produtividade do rebanho. “O período da seca é caracterizado pela estacionalidade na produção de forragem, bem como na sua qualidade e disponibilidade. Portanto, é de suma importância que o pecuarista se planeje para produzir alimento (forragem) para este período. Quando isso não ocorre, temos efeitos negativos nos sistemas de produção como baixo ganho de peso diário e baixos índices reprodutivos do rebanho”, analisa.

Para evitar que isso ocorra, é de suma importância montar um bom planejamento nutricional ao longo do ano de acordo com a categoria animal a ser trabalhada, respeitando as exigências nutricionais da mesma e ajustando a taxa de lotação, visando assim melhorar a relação de custo e benefício, eficiência e produtividade do rebanho. “Esse cuidado é especialmente importante para as fêmeas, que perdem peso após o parto, diminuindo o Escore de Condição Corporal (ECC). Fêmeas bem nutridas durante toda a vida produtiva apresentam um melhor ECC e, consequentemente retomam a função reprodutiva ciclicidade mais rapidamente e concebem mais cedo na estação de monta”, aponta Burim.

Uma das tecnologias existentes para ajudar o pecuarista a melhorar a qualidade do rebanho é a Nutri Gordura, que permite terminar o gado a pasto adensando a dieta, melhorando a eficiência alimentar, a conversão biológica e o acabamento de carcaça. “Uma das grandes dificuldades do pecuarista atualmente é produzir um animal inteiro bem acabado à pasto. Isso é possível com o uso desta técnica em sistemas de produção como o Semi Confinamento e o TIP (Terminação Intensiva a pasto)”, conta Renato.

E quando falamos em qualidade de carcaça, pensamos logo em programas de carne de qualidade, nos quais alguns alimentos não podem ser utilizados como parte da dieta, como os co-produtos de algodão. “Novamente a Nutri Gordura é essencial para alcançar um resultado satisfatório de carcaça, que terão uniformidade e qualidade no acabamento, bom marmoreio, sabor e maciez”, completa o Gerente Comercial Nacional.

Dessa forma, para o pecuarista que ainda não tem investido muito na qualidade nutricional a pasto, Renato deixa uma dica: “cabe pensar em tal oportunidade e criar um planejamento estratégico nutricional com tecnologias disponíveis, como a gordura protegida”, finaliza.

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa. https://www.nutricorp.com.br .
Assessoria