Conectado por

Porto Velho

PATRIMÔNIO HISTÓRICO: Prefeitura de Porto Velho recebe obras da Estrada de Ferro da Santo Antônio


Compartilhe:

Publicado por

em

Num prazo de 120 dias no máximo a obra deve ser entregue à população pela Prefeitura que por enquanto está providenciando a concessão dos espaços

A Prefeitura de Porto Velho recebeu as obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que eram de responsabilidade da usina hidrelétrica Santo Antônio Energia. A estrutura foi totalmente revitalizada e algumas construções também foram acrescentadas ao complexo que tem cerca de 11 hectares de área.

A revitalização foi realizada nos galpões 1, 2 e 3, sendo um Galpão oficina, onde serão instaladas 12 lojas, nos moldes de uma pequena galeria comercial. Os galpões 1 e 2 serão destinados para as peças do museu da EFMM, onde também terá um mezanino. O galpão 3 será reservado para instalar quatro restaurantes, com mezanino com vista para o Rio Madeira. Entre outras obras também foi construída uma pista de caminhada, calçada, pavimentação de toda área verde, um teatro de arena, estacionamento para mais de 200 carros, quiosques que vão comportar seis lanchonetes e exposição das locomotivas que estão na EFMM.

O prefeito Hildon Chaves esteve na EFMM na manhã desta quarta-feira (16), juntamente com representantes da Santo Antônio Energia para vistoriar o que já foi entregue e destacou sobre as obras da Prefeitura que ainda estão em andamento. “Num prazo de 120 dias no máximo a obra deve ser entregue à população pela Prefeitura. Nós estamos dando início ao processo de concessão desse espaço e já tem uma audiência pública marcada para o dia 22 de dezembro. A pessoa física ou jurídica que vencer esse chamamento é quem vai ser responsável por toda a administração e manutenção do espaço da EFMM. Essa obra é de grande importância para a população e para fomentar o turismo na capital”.

O diretor de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, ressaltou sobre a importância da obra. “Essa obra resgata o patrimônio histórico da EFMM para a população de Porto Velho e para o turismo. Foi uma obra de grande porte que começou em junho de 2019 e terminou em outubro de 2020, na qual  foram investidos R$ 23 milhões. Dentre as obras foram realizadas: sistema de água e tratamento de esgoto, iluminação e paisagismo. A área de construção e revitalização compreende 115 mil metros quadrados que equivalem a 16 campos de futebol e a Santo Antonio está muito honrada em propiciar para a população este benefício”.

Assessoria