Conectado por

Mundo

Partido remove o termo “cristão” para não perder votos, na Suiça

Publicado por

em

O Partido do Povo Cristão (CVP, sigla em inglês) da Suíça decidiu abandonar o rótulo cristão. Seu novo nome é The Center.

Continua após a publicidade

A mudança vem depois de sofrer uma perda constante de votos nas últimas décadas . Fundado pela primeira vez como o Partido Católico Conservador da Suíça em 1912, o partido era forte nos anos 50, 60 e 70, mas sua base eleitoral caiu de 21% em 1979 para 11% em 2019 .

A mudança do nome e o novo lema (“Liberdade, Solidariedade, Responsabilidade”) foram aprovados após um debate interno em que muitos membros do partido expressaram a sua resistência em retirar a identidade cristã do partido.

O CVP ainda era o maior partido em vários cantões católicos do sul e centro (as regiões administrativas da Suíça). Mas mesmo lá, a identidade pública “cristã” estava fazendo com que muitos eleitores secularizados relutassem em votar neles, pensam os líderes do partido.

Após essa mudança de marca do CVP, restará apenas um partido no Parlamento suíço que inclua expressamente a fé cristã em seu nome – o Evangelical People’s Party (Partido do Povo Evangélico).

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus