Amazonas
Para 71% dos consumidores de Manaus localização de comércio é mais importante que preços de produtos, diz Ifpeam
Compartilhe:
Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor Manauara realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), em junho, aponta que 71% dos consumidores escolhem os locais de compra levando em consideração a localização dos estabelecimentos comerciais. Apenas 19% escolhe os locais de compras levando em conta os preços. Os dados foram divulgados na quinta-feira (19).
A pesquisa, que ouviu 400 consumidores em Manaus, aponta ainda que a maioria dos entrevistados prefere fazer compras no comércio local (68,5%), seguido do centro da cidade (16,5%) e dos shoppings, com percentual de 15,0%.
Quando questionados sobre quais os fatores que influenciam na escolha do local onde costumam fazer compras, além da localização e preços, os aspectos variedade de lojas (9,0%), segurança (7,3%), variedade de produtos (5,3%), promoções e climatização (1,5%) também foram apontados.
Os consumidores continuam com suas intenções de compra para os bens de consumo de natureza pessoal. Com destaque para a compra de vestuário (25,9%), calçados (19,7%), móveis e decoração (19,0%), utilidades domésticas (9,5%), veículos (8,8%), materiais de construção (6,8%), celulares (4,8%), informática (2,0%) e tecidos 1,4%.
Os dados indicam ainda que, para 93,2% dos consumidores entrevistados, os preços dos produtos para o próximo mês estarão mais altos quando comparados em relação ao mês atual.
Pagamento
A maioria dos consumidores utilizaram a modalidade dinheiro ou débito automático como principal forma de pagamento (56,8%), no entanto, os consumidores que costumam realizar seus pagamentos por meio de cartão de credito representaram 42,0% do total.