Conectado por

Saúde

Pandemia atrasa e prejudica diagnósticos de câncer no país


Compartilhe:

Publicado por

em

Por mais de um ano, o setor da saúde e a população estão em alerta para a covid-19. Mas o que ninguém ainda prevê são as consequências que a pandemia irá trazer para outras doenças, como por exemplo, o câncer. Para a prevenção são necessárias consultas e exames de rotina, feitos de forma periódica, e os já diagnosticados, por estarem no grupo de risco, deixaram de fazer o acompanhamento regular.

Um projeto da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) chamado Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, constatou que foram relatadas alterações como interrupções e adiamentos de consultas e procedimentos. No SUS, órgão responsável pela maior parte dos tratamentos no país, 61% dos profissionais de saúde afirmaram que os tratamentos sofreram alterações, 19% disseram que os exames de acompanhamento foram cancelados e 15% das quimioterapias, remarcadas.

Tudo isso trará um cenário desafiador para o futuro da oncologia, com o número de casos da doença aumentando no país. Para falar sobre o assunto e sobre como o mercado da saúde deve se preparar, atendemos aqui a Ana Saúde, uma clínica digital especializada em oncologia e atenção primária ao paciente com câncer, que possui porta-vozes para falar do tema.

Alessandra Sabbag