Uncategorized
Países europeus proíbem uso de máscaras comunitárias na rua

Governo francês determinou que os cidadãos usem máscaras cirúrgicas FFP1 de uso único, ou máscaras FFP2, com capacidade de bloquear 90% das partículas, em todos os locais públicos, ilegalizando o uso de máscaras caseiras, também conhecidas por “comunitárias”, de tecido, neste tipo de espaços, noticiou a CNN.
A decisão do Governo francês segue o caminho já anunciado pela Alemanha, na última terça-feira, de exigir que todas as pessoas usem as máscaras FFP1 ou FFP2 durante o transporte público, nos locais de trabalho e nas lojas. A mudança surgiu depois de o Estado alemão da Baviera ter introduziu a obrigação de usar máscaras KN95, com uma capacidade de bloqueio de partículas superior a 95%, em lojas e no transporte público.
“Peço às pessoas que levem isso a sério. Do contrário, é difícil evitar uma terceira onda”, disse aos jornalistas Angela Merkel, na última a quinta-feira, em Berlim.
Por último, a Áustria vai adotar uma decisão no mesmo sentido, proibindo as máscaras comunitárias já a partir da próxima segunda-feira, 25 de janeiro, impondo o uso de máscaras FFP2 nos transportes públicos e nas lojas.
O Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) alertou na quinta-feira para as novas variantes do coronavírus que podem causar mais hospitalizações e mortes em toda a Europa, exortando os países a começar a tomar medidas extras imediatamente (desde o distanciamento físico, a quarentena e rastreamento de contactos). O ECDC recomenda máscaras em ambientes internos e externos quando o distanciamento físico não pode ser garantido, mas não especifica que tipo de cobertura facial deve ser usada, assinala a CNN.
Dinheiro Vivo