Conectado por

Esporte

Pacto pelo Esporte: Esporte como exemplo


Compartilhe:

Publicado por

em

Uma nação só se transforma quando todos trabalham em equipe, rumo a um mesmo objetivo, de forma incansável e superando as barreiras do dia a dia. Foi assim que empresas de diferentes setores decidiram se unir em prol da melhoria do esporte no Brasil.

O Pacto pelo Esporte foi lançado em 2015 e atualmente é formado por  30 empresas signatárias. O Pacto é um acordo privado no qual as empresas se comprometem a somente patrocinar entidades esportivas – confederações, federações e clubes – que cumpram a lei e outras medidas de gestão, integridade e transparência. A iniciativa surgiu após uma mobilização da organização Atletas pelo Brasil que culminou com a aprovação da lei 18-A da Lei Pelé, que exige das entidades esportivas regras de gestão e integridade para receber recursos públicos. Após a aprovação, as empresas privadas, que não estão incluídas nas exigências da legislação, se mostraram interessadas em que seus patrocínios também fossem condicionados a uma melhor gestão. Assim, a construção do documento teve início com apoio da Atletas pelo Brasil e do Instituto Ethos.

Em 2018, três anos após seu início, o Rating Integra foi lançado. O Rating é uma ferramenta que visa avaliar a integridade, governança e transparência das entidades esportivas – e também apoiar no aprimoramento interno das entidades esportivas. O Pacto pelo Esporte teve um papel importante como financiador da iniciativa e parceiro na sua construção, conjuntamente com Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro, Comitê Brasileiro de Clubes, Instituto Ethos e Atletas pelo Brasil. 

Os resultados do Rating devem ser divulgados em março de 2019. Confederações, federações e clubes já estão aplicando a ferramenta, o que dará às organizações uma maior proximidade com empresas comprometidas com a integridade de seus investimentos.

O Pacto é um acordo estritamente privado e voluntário, um exemplo de como empresas podem ser parte da mudança de um país. Os próximos anos serão importantes para a consolidação destas mudanças. Por isso, convocamos todas as empresas a se juntarem à iniciativa pelo Esporte brasileiro.

Atualmente, as empresas signatárias do Pacto pelo Esporte são: Aché Laboratórios, Accor Hotels, Algar Telecom, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, BR Sports (Topper e Rainha), Carrefour, Centauro, Cielo, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, EDP, Estácio, EY, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, Latam, Mastercard, McDonald´s, P&G, Quantum Smartphones, Santander, Siemens, SKY, Somos Educação, Visa e Vivo

Parceiras de mídia: Grupo Globo e Elemídia

Mantenedoras da Secretaria Executiva do Pacto: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Sky

Apoiadoras da Secretaria Executiva do Pacto: Accor Hotels, Aché Laboratórios, Cielo, Construtora Passarelli, Correios, Estacio, EY,  GOL, Mastercard, P&G e Vivo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento