Conectado por

Esporte

Os Jogos de Cartas mais populares do Brasil

Publicado por

em

De origem europeia, os baralhos chegaram junto com essa cultura no Brasil. E, desde o século XIX, começaram a ser fabricados também aqui. Existem vários tipos de baralhos, mas o mais utilizado no Brasil é o francês, que apresenta 52 cartas, onde há 4 naipes (espadas, paus, copas e ouro) com 13 cartas cada.

Continua após a publicidade

O brasileiro abraçou esses jogos. Afinal, seja qual for a idade, nosso povo sempre irá gostar de juntar amigos para uma boa partida de mesa. Além disso, jogos que exijam da mente são bons para manter o cérebro saudável. E dentre os mais queridos estão esses listados abaixo:

Paciência

Imagem: Reprodução

Paciência é um jogo que pode ser jogado de maneira solitária. Também conhecido como Solitaire, esse entretenimento passou a ser ainda mais conhecido depois que passou a fazer parte do pacote do windows, desde sua criação. Hoje em dia é possível jogar até pelo google, bastando colocar o nome do jogo na busca. Outro fato que o tornou popular é a facilidade de se jogar e a variedade de estilos.

É necessário um baralho de 52 cartas, e o objetivo do jogador é empilhar as cartas em seus devidos naipes e ordem de valores. Para isso, deve-se ir distribuindo as cartas, uma do naipe vermelho e a próxima preto, do número menor até o mais alto. Caso surja o às (ou curinga), este deve ser colocado na fileira organizadora, e colocar a sequência de números, do menor para o maior.

Blackjack

Imagem: Reprodução

Jogado com 1 a 8 baralhos de 52 cartas, o blackjack também é conhecido por vinte-e-um. Ele se tornou popular entre os jogadores devido à sua modalidade online, também sendo um dos mais populares nos cassinos ao redor do mundo.

O jogador recebe duas cartas e poderá ir comprando outras até conseguir a soma de 21, superando o crupiê. As cartas são numeradas e cada uma tem seu valor específico e basicamente, para ganhar é necessário ter as cartas que valem mais. Mas há um porém: nem o crupiê nem o jogador pode exceder o valor máximo de 21.

Poker

Imagem: Pixabay

Um dos jogos mais queridos do mundo, o poker é jogado de diversas maneiras diferentes, mas algumas modalidades são mais conhecidas por aqui, sobretudo o Texas Hold’em e Omaha Hold’em. Essas duas vertentes estão presentes nos principais circuitos do esporte da mente, tanto no Brasil quanto no mundo. Apesar de algumas diferenças, o ranking das mãos é exatamente o mesmo em ambas.

A diferença principal entre as duas modalidades está no número de cartas distribuídas. Enquanto que no Texas Hold’em cada jogador recebe duas cartas e mais cinco são distribuídas comunitariamente, no Omaha, cada um recebe quatro cartas e podem combinar duas com três comunitárias. Quem ganha é aquele que tenha a melhor sequência de cartas ao final. Mas quem domina a arte de blefar consegue levar o prêmio se souber enganar os outros companheiros de mesa, convencendo-os de que ele é que tem as melhores cartas.

Truco

Imagem: Reprodução

Este jogo originado na espanha é jogado de Norte a Sul do Brasil, tendo até mesmo Federações dedicadas ao jogo espalhadas por todo o Brasil como por exemplo em São Paulo. Devido a sua origem, é jogado comumente com o baralho de 40 cartas, ou então retiram-se as cartas 10, 9 e 8. Quatro pessoas formam duas equipes que se sentam um de frente para o outro.

Cada jogador irá inicialmente receber 3 cartas e a força delas irá variar de acordo com seu naipe: a de paus é a mais forte, seguida de copas, espadas e paus. O principal objetivo é conseguir fazer 12 pontos e a cada disputa uma carta é virada.

Canastra e Buraco

Canastra e buraco são tão populares quanto o truco, e também tem vários campeonatos pelo Brasil. Colocamos os dois juntos porque são jogos bastante parecidos. A diferença é que no buraco as sequências (canastras) são feitas com 7 cartas do mesmo número. Canastra é jogado em duplas ou individualmente, são utilizadas 104 cartas (dois baralhos).

Cada jogador recebe 11 cartas e deve conseguir diminuir a quantidade das que possui, seja juntando três sequências do mesmo naipe ou complementando com um às. Para começar, cada um deve ir tirando uma carta do monte e verificando se ele completar alguma sequência com ela. Caso não consiga, a carta deve ser descartada em outro monte. O jogo é finalizado quando o jogador estiver de mãos vazias.

 

Burro

  Um jogo com diversas variantes, se tornou popular graças à sua simplicidade. Neste, cada um dos jogadores irá receber três cartas. Para começar, um deles joga uma carta e os outros vão colocando alguma do mesmo naipe. Ganha quem tiver a maior carta naquela rodada.

Caso não possuam, devem ir buscar uma carta do naipe no monte até encontrar uma. Isso significa que ele poderá pegar várias cartas nesse processo. As rodadas são reiniciadas até que alguém consiga bater o jogo, ou seja, deixar todas suas cartas na mesa.

Estes são apenas alguns dos jogos mais populares de cartas. Podemos citar ainda Mexe-mexe, escopa, vaza e copas, mau-mau, dentre outros.